Eu não conheço bem a comunidade Linux, então não tenho certeza de onde postar esse tipo de coisa, mas gostaria de compartilhar minha experiência.
Eu já compartilhei tudo isso em um vídeo do Psygreg, mas achei que seria bom postar aqui também, já que é minha primeira tentativa de interagir com a comunidade Linux. mas diferente do meu post no video devo talvez mudar um pouco a ordem das coisas que coloquei lá.
Já usei Linux várias vezes no passado, mas sempre ficava no Ubuntu. Por causa dos jogos, acabei sempre voltando para o Windows.
Agora, resolvi dar outra chance ao Linux, pois parece estar muito mais bem adaptado para jogos. E a experiência tem sido ótima!
Sempre acabei voltando para o Windows por causa da compatibilidade, mas, pelo que estou vendo agora, acho que não vou precisar voltar. Estou usando dual boot com o Windows, mas já faz duas semanas que nem me lembro que ele está instalado no meu computador.
Muitas pessoas dizem que as distros baseadas em Arch são mais difíceis de usar do que as baseadas em Fedora ou Debian. No entanto, minha experiência foi bem diferente.
Eu utilizei o CachyOS, que é uma distro Arch, e fiquei surpreso com a facilidade. Testei vários jogos antigos, principalmente Perfect World, e até programas de Windows como o PWHelper — que permite abrir múltiplas instâncias do jogo — e tudo funcionou perfeitamente logo de cara.
Em seguida, decidi testar o Bazzite, uma distro para jogos baseada no Fedora. A experiência foi bem mais complicada. Levei mais de um dia para conseguir fazer o jogo rodar corretamente e, mesmo assim, o PWHelper nunca funcionou.
Além disso, a instalação do Bazzite foi bem mais problemática. Tive que adicionar o comando "nomodeset" por causa da minha placa de vídeo Nvidia e a configuração do EFI também foi mais trabalhosa. Em resumo, precisei de muito mais esforço para configurar o Bazzite do que o CachyOS.
No final, para mim, o CachyOS baseado em Arch foi muito mais fácil e simples de usar do que o Bazzite baseado em Fedora.
E, apesar de a “loja de aplicativos” do Bazzite ser mais visual e bonita, o instalador de aplicativos do CachyOS foi muito mais fácil de usar. Por exemplo, encontrar e instalar o Docker foi bem mais simples (não que seja difícil o comando de instalação no terminal). No final das contas, acabei usando mais a linha de comando no Bazzite do que no CachyOS para instalar todos os programas que já estou acostumado a usar.