Experiência com Distros Linux para Jogos: CachyOS (Arch) vs. Bazzite (Fedora)

Eu não conheço bem a comunidade Linux, então não tenho certeza de onde postar esse tipo de coisa, mas gostaria de compartilhar minha experiência.

Eu já compartilhei tudo isso em um vídeo do Psygreg, mas achei que seria bom postar aqui também, já que é minha primeira tentativa de interagir com a comunidade Linux. mas diferente do meu post no video devo talvez mudar um pouco a ordem das coisas que coloquei lá.

Já usei Linux várias vezes no passado, mas sempre ficava no Ubuntu. Por causa dos jogos, acabei sempre voltando para o Windows.

Agora, resolvi dar outra chance ao Linux, pois parece estar muito mais bem adaptado para jogos. E a experiência tem sido ótima!

Sempre acabei voltando para o Windows por causa da compatibilidade, mas, pelo que estou vendo agora, acho que não vou precisar voltar. Estou usando dual boot com o Windows, mas já faz duas semanas que nem me lembro que ele está instalado no meu computador.

Muitas pessoas dizem que as distros baseadas em Arch são mais difíceis de usar do que as baseadas em Fedora ou Debian. No entanto, minha experiência foi bem diferente.

Eu utilizei o CachyOS, que é uma distro Arch, e fiquei surpreso com a facilidade. Testei vários jogos antigos, principalmente Perfect World, e até programas de Windows como o PWHelper — que permite abrir múltiplas instâncias do jogo — e tudo funcionou perfeitamente logo de cara.

Em seguida, decidi testar o Bazzite, uma distro para jogos baseada no Fedora. A experiência foi bem mais complicada. Levei mais de um dia para conseguir fazer o jogo rodar corretamente e, mesmo assim, o PWHelper nunca funcionou.

Além disso, a instalação do Bazzite foi bem mais problemática. Tive que adicionar o comando "nomodeset" por causa da minha placa de vídeo Nvidia e a configuração do EFI também foi mais trabalhosa. Em resumo, precisei de muito mais esforço para configurar o Bazzite do que o CachyOS.

No final, para mim, o CachyOS baseado em Arch foi muito mais fácil e simples de usar do que o Bazzite baseado em Fedora.

E, apesar de a “loja de aplicativos” do Bazzite ser mais visual e bonita, o instalador de aplicativos do CachyOS foi muito mais fácil de usar. Por exemplo, encontrar e instalar o Docker foi bem mais simples (não que seja difícil o comando de instalação no terminal). No final das contas, acabei usando mais a linha de comando no Bazzite do que no CachyOS para instalar todos os programas que já estou acostumado a usar.

Boa noite, estou no exato mesmo ponto que vc, eu já conhecia Linux a vários anos mas por não ter um Pc não tive nenhuma experiência mas sabia do q se tratava.

Faz uns 3 a 4 meses instalei o Zorim os mas por curiosidade e por alguns problemas q tive por lá eu acabei instalando o Cachy e depois o bazzite.

Review do Cachy: se souber os comandos básicos do pacman, e com um pouco de pesquisa vc resolve tudo rapidinho. Sobre desempenho foi relativamente superior em FPS, por conta dos recursos q ele oferece não tive nenhum problema com minha placa NVidia. Mas por “cagadas” que eu fiz com minha máquina e por não conhecer bem a base arch. Tive q reinstalar do tudo.

Pra tu ver como tava kkkkkk: tava windows intalado, fiz dual boot usando o Zorim, testei o Mint usando multiboot kkkkk, apaguei a partição do Mint e coloquei o Cachy, deu uma fuçada por lá uns 3 dias, quebrei o sistema kkkkk, instalei o bazzite, não durou meio dia na minha máquina, limpei tudo agora tô só com o Cachy.

Review do Bazzite: os problemas começaram já no instalar, 3 tentativas até q deu certo, depois de instalado, tive problema em instalar apps, por conta da base imutável, usei o script dele pra instalar jogos, baixei steam e tentei jogar, desempenho levemente pior q do Cachy mas bem melhor que do Zorim.
Mas oq realmente me fez cair fora de lá foi a demora pra abrir os apps, minha nossa senhora que demora do c*******, até o terminal demorava abrir, isso q tenho um i5 13420h desempenho não falta pra isso.

Depois de toda essa baderna voltei ao Cachy, tô tendo dificuldade com o KDE por eu não conhecer nada mas tô conseguindo levar.

Agora o conselho de amigo, abre o Cachy OS Hello, e habilita o suporte a snapper, em seguida abre o btrfs assistent e faz uma boa configuração, sugiro um backup do root e um do /home

Cara tendo isso te salva de praticamente qualquer coisa q tu faça de errado kkkkkk dificuldade não vai conseguir voltar atrás.

E sobre postar coisas aqui no fórum, eu também não tenho certeza mas também estou compartilhando minhas experiências aqui.

1 curtida

Não sei até onde vc conhece a base arch, mas pro Cachy eu gostaria de ter ouvido isso kkkk

Instala o Pamac, e ativa os flatpak e o Aur, isso em conjunto com o Octopi e o app próprio do Cachy te garanto que não vai ter app que vc não ache por aí perdido.

1 curtida

Sim, estou realmente pensando em voltar para o CachyOS. No entanto, estou considerando a possibilidade de instalar o Arch puro. Ouvi dizer que as otimizações do CachyOS para jogos e Proton/Wine são relativamente fáceis de replicar no Arch. Além disso, parece que posso simplesmente clonar o repositório do Wine no GitHub e rodar um script já pronto no repositório para configurá-lo.

Talvez seja uma boa ideia tentar o Arch puro, com o Wine e algumas poucas configurações do CachyOS. Assim, eu teria um sistema mais limpo e “com a minha cara”, contendo apenas o que eu realmente instalei. Contudo, por ter pouca experiência, acho que por enquanto vou apenas voltar para o CachyOS.

Em relação ao Bazzite, a questão do sistema ser imutável e ter um funcionamento um pouco diferente me pegou de surpresa. Até agora quando vou rodar algo novo não sei se uso o flatpak ou rpm-ostree, tenho que buscar em alguma documentação.

Sobre o bazzite uma vez eu vi a seguinte ordem flatpak - o app q consegue instalar qualquer app de outras distros, não lembro o nome - e por último rpm-ostree, por conta que no miolo vc não deveria mexer kkkk.

Eu com o tempo livre que tenho não tive coragem de instalar o arch, não tenho tanto tempo pra fazer toda essa curva de aprendizado, e como estou na faculdade preciso do meu notebook sempre funcionando.

Pelo q eu estava vendo o Linuxtoys na aba otimizações recomendadas ele faz exatamente essas otimizações do Cachy, apenas as que não dão nenhum problema, abre o diolinux Labs, o psygreeg fez uma colab com o Dio, ficou show.

Eu estou no archlinux puro já faz 1ano e não recomendo para jogos; sei que vai ter enzo falando que linux é muito bom para tudo e ponto final, mentira e uso só para programar que muito bom, mas para jogos e softwares,drives o windows ganha de lavada, não existe comparação.

Então deixe seu PC com dualboot, assim quando quiser usar linux é trocar, ainda acho que linux não foi feito para qualquer um usar, é melhor para programadores e TIs em geral.

1 curtida

Esse sim fala a verdade sem maquiagem nem anestesia!!! :clap: :clap: :clap: