Uma discussão a respeito de alternativas ao GitHub foi levantada hoje no Twitter quando o usuário nixCraft postou “Temos diversas alternativas ao GitHub. Na verdade, a plataforma não é necessária para usar o Git.”.
Em seguida, ele comentou que se a plataforma parasse de funcionar hoje, a maioria das distribuições Linux não seria abalada, pois eles têm uma infraestrutura própria. Entretanto, o acesso a diversas ferramentas populares seria rompido.
We have plenty of
alternatives to Github. In fact, you don't even need Github to
use git. https://t.co/4sCfexslWk
Sendo assim, é importante que os desenvolvedores não dependam exclusivamente do GitHub para armazenar e disponibilizar seu trabalho, devendo procurar alternativas como o armazenamento local, ou outras plataformas.
Então decidi pesquisar plataformas para substituir o GitHub e dentre elas, encontrei:
A terceira via é criar seu próprio (self-hosting).
Vários projetos do Linux hospedam o código em GitLabs paralelos se valendo do código aberto – por exemplo, gitlab.gnome.org, gitlab.archlinux.org, gitlab.freedesktop.org (onde estão PipeWire, Xorg, Wayland, o comando xdg-open, entre outros). Para contribuir pra esses projetos e reportar bugs, você precisa criar (ou solicitar) contas neles.
O Gitea (que não fornece nenhum serviço de hospedagem próprio) é a base do Codeberg.
E claro, tem o mais básico de todos, o cgit, que não fornece nenhum recurso colaborativo, só exibe o código. É usado pelo Gentoo, pelo Alpine, pelo FreeBSD e vários programadores independentes.