Existe vírus para Linux?

Muitas pessoas acreditam que não existe vírus no Linux. Isso não é uma verdade, mas também é bem diferente do que costuma ter no Windows. Hoje conversamos sobre como funciona os vírus para Linux.

4 curtidas

:wave:t2:

Com certeza sim existe. Vírus existem em todos os Sistemas Operacionais, programas e etc, porque é algo programável é só saber programa-lo, ter conhecimentos.

Vírus é um nome comum mas na verdade ele é um tipo de malware.

Acredito que um vírus é programado por um programador mal intencionado que geralmente pensa em retorno. Também, vírus não é algo simples de programar, precisa de conhecimento. Um vírus precisaria ser executado (clicar, apertar o enter sobre ele etc…) para que ele comece a ter efeito. Se um vírus é algo difícil de programar e exige tempo e conhecimento, por que o programador usaria todo este tempo e esforço para criar um vírus para pouco?

Os sistemas operacionais do mundo Linux estão mais presentes em servidores, ou seja, programar um vírus para servidor é mais complexo, porque muitas vezes, servidores funcionam sem a presença de nós seres humanos. Então os mal intencionados precisam descobrir como os servidores Linux funcionam para programar o vírus de acordo. Mas a partir de uma atualização, aquele vírus deixa de funcionar.

Como os sistemas operacionais Windows são mais utilizados por nós seres humanos, é muito mais ”fácil” pegar, infectar um computador pessoal por N motivos, curiosidade acho ser um dos principais motivos. Na época as pessoas tinham menos informações e quando recebiam um email “Clique aqui para concorrer, ganhar R$5mil!!!”, quando crackeavam um programa, quando executavam qualquer link em sites menos seguros, bláh, bláh, bláh, as chances de um vírus infecta-las era muito grande. Já os servidores não vão sair clicando em qualquer coisa por curiosidade…

Os sistemas operacionais do mundo Linux que são utilizados por pessoas, tem uma camada extra desde antigamente que eu acho muito válida, pedir senha para executar ações. Isso faz com que um programa mal intencionado não seja executado simplesmente por clicar nele.

Mas, como o artigo no diolinux.com.br diz, existem outras formas como phishing, engenharia social… A má intenção de programadores de vírus, malware é ganhar com isso, então atualmente eles criam diversos, variados, diferentes tipos programas perigosos para atrair a curiosidade dos usuários, e fazer com que eles cliquem executem seus programas. Mas isso vai além, hoje se nós passarmos dados para um para um programador mal intencionado, ele já pode conseguir infectar nosso computador e nossa vida!

A curiosidade das pessoas é tão grande, que os programadores mal intencionados agradecem. Por exemplo, na época de Windows 98, XP, 7 , no curso, o professor criou um executável com o comando de desligar o Windows. Mas ele alterou o ícone do executável para algo que atraísse o aluno. Dito e feito de repente alguns alunos “Professor, meu computador desligou sozinho”. Considero isso como um malware, pois este executável pode danificar o computador e poderia ser enviado via email, comunicadores, com ícones que despertavam a curiosidade dos alvos.

Então acho que a melhor defesa é o conhecimento, os usuários sabendo como usar um computador, qualquer Sistema Operacional é seguro seja Windows, Mac, BSD, Fuchsia, Android, Ubuntu etc… Atualizando nossos conhecimentos com informações como esta do Diolinux já é uma grande defesa.

Algumas formas que eu acredito serem muito eficazes:
Evitar usar programas de terceiros para conseguir vantagem em programas proprietários (crackear um programa original) porque o programador que desenvolveu o programa ruim, 99% de certeza que ele não programou de graça, ele quer retornos.
Em sistemas operacionais com loja de apps, evitar de instalar aplicativos, programas por fora da loja de confiança.
Ao navegar no desconhecido, evitar clicar em tudo que vê pela frente.

Vírus, malware, precisam de conhecimento para programar e igualmente para se defender. Mas para termos conhecimento precisamos nos atualizar.
Se o nosso conhecimento precisa ser atualizado constante para ser a melhor defesa, atualizar e manter um Sistema Operacional atualizado é como se fosse aumentar os conhecimentos do mesmo.

Conhecimento vs conhecimento.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas