Existe uma possibilidade de fazer o Virtualbox usar a placa gráfica diretamente?

Olá, hoje eu fiquei com vontade de jogar um joguinho que eu gosto bastante no Windows que é o Minecraft Bedrock, porém no Linux é muito complicado fazer ele rodar no sistema por determinados motivos, existe um launcher que permite você poder rodar o Bedrock no seu Linux só que ele não é perfeito e não funciona todas as versões, então eu pensei em optar por dual boot pelo windows para poder eu jogar o jogo no sistema só que isso é um processo chato e demorado. Então eu pensei no Virtualbox para fazer esse trabalho, porém o único problema dele é pela questão da placa gráfica que é virtualizada o que é horrível para rodar qualquer jogo nela, então eu pensei se não existisse alguma maneira de fazer o programa usar a placa de vídeo diretamente no sistema para que pudesse rodar programas mais pesados. Alguém já tentou fazer isso? gostaria que compartilhasse alguma ideia ou solução para me ajudar a jogar meu joguinho. :thinking:

Uso Manjaro KDE e minha placa gráfica é uma integrada, um Intel Graphics 630. :smile:

Não sei do VirtualBox em específico, mas para o Qemu+KVM (que serve de base para GNOME Boxes, Virt-Manager, entre outros) há vários tutorias para fazer exatamente isso – a pegadinha é que você perde acesso à GPU no sistema principal.

Felizmente, para sua GPU Intel em específico você pode configurar o GVT-g, que é capaz de “particionar” sua placa integrada de modo que o sistema virtualizado fique com uma parte e o sistema real com outra.

Eu pessoalmente só jogo o Minecraft Java nativo e nunca configurei coisas desse calibre.

Tem sim, porém não com a integrada. Vc teria que ter um desktop( pois mesmo o notebook tendo uma dedicada, a construção dele não permite), assim vc usaria a integrada/onboard para o sistema e disponibilizava a Dedicada/offboard exclusivamente para a VM via passthrough.

Mas é um processo cheio de detalhes e configurações, infelizmente não é tão simples e nem todo hardware suporta.