Existe uma distribuição Linux que não seja baseada em outra? Uma distro própria

Sempre quando vejo uma distro Linux na internet ela sempre é baseado em outra distro, pq isso? Não existe nenhuma distro “independente”?

2 curtidas

Olá, @Michael. Seja bem-vindo ao Diolinux Plus. :slight_smile:

Na realidade existem várias distros independentes (no sentido de não se basearem em outras). Alguns exemplos são Debian, Arch Linux e Solus.

2 curtidas

Ainda existem aquelas que são compiladas manualmente, o Gentoo e o Slackware, que não são baseadas em nenhuma e ainda têm poucas distros baseadas nelas. O Linux From Scratch nem conta porque é uma “experiência”, nem pode se chamar de distro acredito eu.

1 curtida

Existem várias distros “independentes” – não-baseadas em nenhuma outra – como o Slackware, o Debian, o antigo Red Hat. – e depois o Arch, o Gentoo, o Void…

Tenho procurado conhecer pelo menos as “principais”, e este resumo (talvez com erros, devido à simplificação) talvez possa ajudá-lo a entender essa “árvore” e seus “galhos”.

2 curtidas

@Michael Tiny Core, Linux From Stretch, Slitaz, Clear Linux(Este é o OS desenvolvido pela Intel fabricante de CPU e GPU e promete ter otimização de desempenho para CPU e GPU Intel).
Tem varias. Você só tem que pesquisar.

1 curtida

Chamo de distros mães aquelas que são base pura como Debian, Slackware, Red Hat, Suse, Arch, Gentoo etc…

2 curtidas

Atualmente, o RHEL é, na verdade, baseado no Fedora, sendo este a raiz do RHEL, CentOS, etc.

1 curtida

Sim, existem diversas, como:

  • Arch
  • Debian
  • Slack

Existe nesse meio uma “polêmica”, que até tenho medo de abordar…

Dizem que inicialmente SuSE baseava-se no Slackware:

O primeiro produto Linux vendido foi uma extensão da distribuição Linux Slackware , que foi entregue em 40 disquetes. A empresa traduziu a distribuição em cooperação com o fundador do Slackware, Patrick Volkerdingem alemão. Enquanto o núcleo da distribuição permaneceu Slackware, em maio de 1996, a SuSE lançou sua primeira distribuição própria baseada na distribuição Jurix publicada por Florian La Roche.

Jurix (1993-1999) – não vejo indicação de que fosse baseada em alguma outra distro:

Em 1996, o Jurix substituiu o Slackware como base para o SuSE Linux.

Outro ponto de vista:

Existem três ramificações principais das distribuições Linux - Debian (deb), Red Hat (rpm) e Slackware (slp).

OpenSUSE é um descendente do Slackware, embora o OpenSUSE agora use pacotes RPM como sistemas Linux baseados em RedHat. Então, isso tornaria o OpenSUSE um sistema baseado em RedHat.

Alguns novos ramos principais estão se formando. A ramificação do Arch está começando a se tornar tão grande quanto as três principais ramificações das distribuições do Linux.

@Kogane Sim o Fedora é o antigo “Red Hat Linux 6.2” de 23 anos atras que a proxima versão dele foi o primeiro “Fedora” Basicamente so mudaram o nome e entregaram de graça.
E então foi lançado o primeiro “Red Hat Enterprise Linux 2.1” a 21 anos atras que foi e ate hoje é baseado no “Red Hat Linux 6.2” que hoje é o Fedora gratuito.
Você pode verificar isso em: " Histórico de Versões" na wikipedia

O antigo Fedora “Red Hat Linux 6.2” não tinha interprese no nome e ele vinha com pacotes atualizado. Assim como ocorre no Fedora hoje, ja o novo “RHEL” congelo os pacotes com base no que estava funcionando o Fedora antigo “RHL”.
É essa a historia do “Fedora” e do “RHEL”.

1 curtida