A minha dúvida é bem simples: existe uma custom rom que funcione em qualquer dispositivo Android? ou se pelo menos isso é possível?
Boas vindas Raficks.
O Android é um Sistema que foi construído em cima do Linux Kernel, assim como o Ubuntu, Mint e etc…
Todos eles são open source, ou seja, tanto o Android quanto o Ubuntu, Mint, qualquer pessoa pode re-programá-las e re-distribuí-las de diferentes formas seguindo certas regras. Tem termos até, “fork”.
Hardware é um dispositivo físico que podemos pegar nas mãos, pode ser uma memória RAM, câmera, smartphone, laptop, capacitor, CI, partes mecânicas, etc.
Software é o que programa o Hardware para funcionar de acordo com as necessidades e o motivo de ele ter sido criado.
Dito isso, a resposta para a pergunta do tópico é: pode existir sim, porém é complexa.
Sabemos que o Android é Linux e open source e digamos que tenhamos uma fábrica de smartphones, podemos construir um Hardware próprio para um smartphone que nenhuma outra fabricante tenha e programar para funcionar com o Android. Isso significa que uma Custom Rom vai precisar re-programar o Android para aquele tipo de Hardware proprietário.
O Android da Samsung é diferente do Android da Google, que é diferente do da Motorola, Xiaomi, HTC, Sony, etc… Cada uma destas fabricantes constroem seus Hardware diferente uma das outras. Não conseguimos pegar a Rom original da Sony e instalar na Samsung e ainda vai além, dentro da própria Samsung, ROM do Tab S5e WiFi e diferente do S5e mas 4G.
Esses e outros motivos tornam difíceis para uma ROM Android ser universal digamos assim.
No Windows, por exemplo, todas as fabricantes seguem o padrão Windows, mas elas também criam e desenvolvem Hardware próprios, porém elas disponibilizam os drivers para tal Hardware funcionar e ae entra a vantagem do código proprietário vs o código aberto (open source). O código proprietário, não permite ver, copiar, editar, programar o software deixando grandes empresas mais seguras, digamos assim, que elas não vão gastar $$ em seus programadores e depois vir outro e fork. Por isso temos milhões de dispositivos diferentes que o Windows aceita tranquilamente. Como precisa de programadores para programar tal hardware novo para o Windows, e as grandes empresas pagam para isso, no mundo Linux também precisa de alguém, algum grupo para programar o mesmo hardware para o Linux. Por ser código proprietário, os programadores do mundo Linux têm de escrever o código desde o 0 para programar tal Hardware para o Linux.
Um pouco de eletrônica.
Se abrimos um laptop Windows e um smartphone Android, a maioria das coisas que tem dentro deles são peças eletrônicas, que são “movidas” a elétrons, que seguem regras para serem fabricadas. O que passa dentro de ambos são elétrons, que saem de átomos de uma estação de eletricidade, passando pelos cabos da rua, para nossa casa e tomada “movendo” os componentes eletrônicos dentro dos dispositivos e depois voltam para rua até a estação e os outros átomos. Porém a construção do laptop Windows direciona os elétrons de forma diferente da construção do smartphone Android. A programação, o Software serve para direcionar estes elétrons, dirigir estes elétrons, por isso Drivers, aos seus devidos lugares, seja acender um pixel numa tela, vibrar uma bobina de um som, criar feedback num volante, tremer um joystick, controlar um robô e etc….
Um mini exemplo seria, acender a lâmpada da sala, apertando o botão do quarto. Os elétrons nunca vão passar na lâmpada da sala porque eu apertei o botão da lâmpada do quarto, não é o caminho certo, mas se eu adaptar(programar) os caminhos ae sim. Os elétrons nunca vão acender pixels numa tela de computador para mostrar uma imagem se eles não passarem pelos caminhos certos.
Voltando ao Android, uma Distro Android muito famosa chamada Lineage OS, segue o site com as ROMs para cada dispositivo:
https://wiki.lineageos.org/devices/
No Lineage OS a ROM da Samsung difere da ROM da Google, e dentro da própria Samsung, seus Hardware, aparelhos smartphones, diferem-se um dos outros. Como são lançados milhares e milhares de dispositivos, hardware, smartphones, etc, diferentes no mundo Android, precisa-se de muita mão de obra para poder criar uma ROM universal. Diferente do Windows que as grandes empresas programam seus Hardware justamente seguindo as regras do Windows e não da Samsung, ou da Xiaomi, Google etc…
Ae vem a vantagem do código open source. Na minha opinião, uma das fraquezas do Windows Phone (código proprietário), foi tentar competir com os Android Phones (open source). A Microsoft pagava para os programadores da Nokia construírem smartphones com Windows específico. Já o lado Android, a Google deixava o AOSP (open source) para as grandes empresas pegarem e construírem seus smartphones e ainda criou aliança entre elas chamada de OHA.
É parecido com o que o Windows faz, as grandes empresas programam para o Windows. No Android, as grandes empresas programam para o seu próprio Android.
O Windows Phone teria sucessos, na minha opinião, se a Microsoft segui-se o modelo de negócios da Apple, criasse e desenvolve-se um ecossitema muito forte dentro Windows e seus dispositivos.
Seria muito difícil para a Microsoft pagar para a Samsung, Xiaomi, Motorola, Nokia, HTC, Asus e etc para construir e programar Windows Phone, e muito difícil também para as empresas aceitarem isso, porque poderíamos instalar o Windows Phone da Samsung no celular criado pela Nokia. Ae entra questões $$$.
Esse foi um modelo de negócios muito certeiro e inteligente da Google. Invés de ela ser “é tudo meu” ela fez “é tudo nosso”. Ela criou concorrência que favorece a ela. A Google tinha o limão, as ferramentas e a inteligência em suas mãos e fez uma excelente limonada.
Não existe e não é possível, Rom de celular são específicas para cada celular, se vc flashar a ROM de outro celular no seu muito provavelmente ele não funcionará mais ou será muito difícil ressuscitalo,
O que os gringos chamam de " brick" ou tijolo quando isso acontece .kkkk
Existe a gsi que e uma imagem genérica, pode ser flashado em todos celular, que possui o android 8 para cima, gsi não e igual ao custom rom, mais existe essa alternativa, gsi e otimo no caso, que o aparelho não tive nenhuma custom rom, sempre que aparelho tiver custom rom, use custom rom
Gsi e sempre uma so serve para testes sempre quebra algo
Não existe algo assim “pronto”. A não ser que você pegue a base e tente adaptar você mesmo, coisa que a maioria não é capaz de fazer.
O mais próximo disso são 3 roms, as que tem maior suporte de dispositivos que conheço.
Creio que a rom 2 e 3 sejam baseadas na 1. Mas /e/ por exemplo, está dando suporte a dispositivos que o próprio LineageOS largou de mão. As duas últimas tem foco em ser anti-Google. Ou seja, nada de instalar gapps. No LineageOS é opcional.
Não vai durar muito, há planos do Google remover esse kernel e criar um próprio até pra ter mais controle.
O atual Android tem o kernel Linux, mas é tão diferente que para muitos nem deveria ser considerado como baseado no Linux devido as abominações de modificações em cima desse kernel.
É meio que similar ao que ocorre hoje com os Chromebooks, o ChromeOS tem base no Linux, mas, porém, todavia é tratado como um SO a parte e, ser baseado no Linux não ajuda o Linux desktop no sentido de, somar o marketshare dos Chromebooks ao do Linux no desktop.
A AOSPA, ou Paranoid Android, é baseada no CAF e não no AOSP, sendo uma das custom ROMs mais antigas e também muito boa. Outra coisa importante de destacar é que, uma vez que a Lineage disponibiliza uma ROM para o seu celular, é muito fácil portá-la para qualquer outra custom ROM, sendo que a maioria a utiliza como base.
como fiz aqui portando da lineage para a PixelExperience.
Sim! E este herói que não usa capa e sim linux se chama GSI! Algumas roms tem a ISO GSI para instalar em qualquer celular.
A botlegger, ancient eu sei que tem