Existe um manual de comandos para iniciantes no linux (pop_os)?

Iniciei no linux pelo pop_os (sei que o DIO disse que não era muito recomendado, mas achei ele mais bonitinho) e até consegui mexer bem nas coisas básicas, mas tive alguns problemas que só podiam ser resolvidos pelo terminal. Eu consegui resolver eles pedindo ajuda pra ia, mas eu não gosto de usar esse tipo de ferramenta. Alguém sabe se existe algum manual para entender quais comandos existem e como eles funcionam?

Olá, tudo bem?

Os comandos do Pop!_OS são os mesmos usados no Ubuntu e no Linux Mint para a gestão de pacotes.

APT para pacotes “tradicionais” e o Flatpak para os “universais”.

Já para os utilitários, eles são os comuns de distros Linux, então, os comandos acabam sendo os mesmos (cd, ls, cat, etc.)

Isso permite que você tenha uma base de estudo bem unificada. Quanto a coisas específicas do COSMIC, vale a pena consultar a documentação da própria distro.

Esses dois vídeos abordam 95% do que você iria precisar, eu acredito.

Eu fiz esse wallpaper, que ajuda no começo, é uma boa “cola”.

Bom dia. Existe um aplicativo no flathub chamado BRIEF que traz uma enciclopédia de comandos de terminal, devidamente explicados. Você também pode usar esse site para saber o que um comando de terminal faz! Espero que te ajude. Um abraço.

Além das outras repostas, quando você já sabe qual comando precisa usar, você pode usar o man (ou pode instalar o tldr) pra ver o manual especifico do comando.

É muito util quando tem alguma dúvida pontual tipo usando o tar, ou cp/mv envolvendo pastas

Justamente o BRIEF e o explaining Shell juntos cobrem 100% de tudo que é comando Linux de terminal. Espero ter te ajudado

Você pode abrir uma IA e solicitar um manual para usar no terminal do POP OS

facilita muito

Os comandos man -k e man -f também são bem úteis.

Como encontrar um comando

man -k 'termo'

Esse comando serve para você encontrar um comando que você sabe alguma coisa sobre ele, mas não lembra o nome. Por exemplo, disk e ele vai te mostrar tudo que tem disk no nome ou descrição.

Como saber o que ele faz

man -f 'comando'

ou ainda com o alias

whatis 'comando'

Esses dois comandos fazem a mesma coisa: explicam resumidamente para que serve o comando e indicam a seção do man pages para você pesquisa

Man Page

man 'comando'

Nessa página você terá todas as informações do comando desejado. Como usar, opções, exemplos etc. Não é super fácil de entender como iniciante, mas conforme você vai aprendendo a como entender cada seção, as coisas vão ficando mais fáceis. Indico pedir a ajuda da IA para aprender a como ler man pages.