Existe Synaptic para o Arch? Que não seja Pamac

Achava que pelo o Arch ser tão oldschool quanto debian ele tbm teria o Synaptic nos repors. E não tem.

Synaptic era a única coisa boa que eu achava no debian e não consigo um igual no Arch. Eu não queria esses disponíveis nos repos do Arch.

**Teria como por o Synaptic Package Manager no Arch ou existe outro gerenciador de pacotes tão eficiente e modesto? ** Ou igual ao Synaptic ou Dnfdragora pra usar?

Por que não usar o Pamac? Pensei até que o synaptic fosse exclusivo do Ubuntu e do Debian :man_shrugging: @Rodrigo_Chile @thespation vocês que usam Arch based

3 curtidas

pq o Pamac é uma gnome software.
queria algo detalhista e eficiente como o Synaptic.

eu estou “forjando” o meu arch pra que ele fique o mais intimista possível.

Da página do Synaptic:

Synaptic é um programa gráfico para gerenciamento de pacotes por APT.

Considerando que no Arch não tem APT, difícil haver Synaptic para Arch até alguém fazer um apt-libalpm (assim como há um apt-rpm).

1 curtida

putz! eu achava que o Synaptic era universal.

não teria um fork pro arch tipo o dnfdragora do fedora?

Tem o pamac

É um gerenciador gráfico.
Funcio a tanto para repositórios quanto pro aur

2 curtidas

O autor do tópico já respondeu que o Pamac não é de interesse dele por “ser uma GNOME Software”.

Pra falar a verdade, a operação do Pamac mais me lembra a operação do Synaptic (selecionar e enfileirar operações) do que a da GNOME Software (clique aqui para instalar), apesar da semelhança visual.

Um software que tem uma aparência mais parecida com o Synaptic seria o Octopi.

4 curtidas

Existe algo parecido pro Manjaro, o Octopi (não sei se existe pra Arch e outras derivadas) - mas tá meio abandonado até onde sei, ainda que funcional

2 curtidas

Nunca testei.

É qt

o octopi é o do ambiente kde. né!

eu estou usando mate.

O Octopi é como o qBittorrent, é em Qt mas não puxa nada específico do KDE. Não precisa se preocupar com dezenas de dependências do KDE lotando o disco para um ou poucos softwares.

Ao menos, está vivo o suficiente para estar adaptado ao Pacman 6.0, o que é um bom sinal.

1 curtida

Até onde sei, não necessariamente. É o antecessor do Pamac que vinha no Manjaro antes deste. Mas no caso do Arch (e do Endeavour), estimula-se o uso do terminal e dos comandos cli (pacman e aur helpers, como yay e paru). Já outras distros usam Pamac mesmo (que funciona em GUI e via terminal tbm - e costuma, em especial no caso do Manjaro, lidar melhor com as dependências que o próprio pacman)

puxa é oq mais se aproxima do Synaptic. mas é um programa bem indie, quase ninguém fala sobre fiz até busca no Google e comunidade, e só uns gato pingados falam sobre, porém é crítica boa! kkk

fico receoso!

1 curtida

Se for testar o PkgBrowser, depois fale o achou.
:+1:

Mais opções
https://wiki.archlinux.org/title/AUR_helpers

Está no wiki do arch

1 curtida

puxa tem uma coisa que me irrita muito no Pamac desde o manjaro é a forma que ele lida com dependência e recomendações. A comunidade poderia tratar disso.

putz, o experimento!

e se eu não gostar, e quiser desinstalar depois e quebrar meu arch!
será que ele vai ser automatizado marcando as dependências igual o Synaptic?

Tem bastante voto.

Se desinstalar será como qualquer programa.

Agora, como ele trabalha, só testando.

ainda bem q não instalei!
é um navegador de pacotes, somente leitura segundo o dev. Não é um gerenciador completo igual o Synaptic, que dá pra fazer tudo: atualizar, instalar e remover.

ufa ainda bem que fiz pesquisa antes de instalar.

1 curtida

:+1:

Acho que não tem muitas opções.

O programa só informa.

esse PkgBrowser é um visualizador de pacotes do arch.

pelo que é entendi serve pro usuário poder checar se tem alguma quebra ou dependência nos pacotes do arch. E mesmo assim é algo bem indie. Pq o dev criou desde 2015 e ainda continua experimental segundo os pouquíssimos que instalaram o programa.