Existe sincronia de pasta com Nextcloud?

Olá pessoal, eu tenho um servidor com Ubuntu-Server em um NUC que fica hospedanddo algumas coisas e entre elas o meu Nextcloud.

Estou precisando passar muitos arquivos em diferentes pastas pra dentro do nextcloud, mas via web ele se recusa a fazer upload de pastas com arquivos entro, me obrigando a passar arquivo por arquivo invés da pasta inteira cheio de arquivo dentro. Temteu acessar direto a pasta do nextcloud aonde estão meus arquivos armazenados e joguei lá dentro, mas não aparecem esses arquivos e pastas ao acessar via web, mesmo dando todas as permissões necessárias e mudando no proprietário do arquivos (no caso o www-data).

Como eu uso o KDE Neon, reparei que existem algumas possibilidades de sincronia com algumas coisas como a do google drive e nextcloud, mas mesmo sincronizando eu não tenho acesso a minha pasta no explorador de arquivos (dolphin), então pra que serve essa sincronia?

Enfim… eu só queria uma forma de jogar muitos arquivos em muitas pastas diferentes sem ter que ficar catando milho, alguém tem alguma dica? Obrigado.

Como você está utilizando o KDE eu não sei te dizer, mas o GNOME possui uma integração f***** de completa com contas online, o melhor sistema de integração que eu já vi em um sistema operacional e eu digo isso levando em consideração o MacOS e Windows. Todo o GNOME e o seu ecossistema de aplicativos se vinculam a conta desejada, permitindo que você utilize a sua conta sincronizada da maneira mais simples possível, fazendo com que você tenha que utilizar a interface Web apenas para fins administrativos. A razão de eu estar dizendo isso? Simples, o gerenciamento de arquivos da interface WEB do Nextcloud ainda é muito precária e pouca desenvolvida, logo manipular grande quantidades de arquivos se torna um processo trabalhoso e estressante, tornando o sistema de sincronização do GNOME uma mão na roda para quem usa o Nextcloud. Esse problema que você está tendo não é algo novo, eu mesmo já tive que lidar com ele.

Existe a sincronização sim. Você pode fazer de várias maneiras.
Existe o cliente Nextcoud para desktop, que sincroniza tudo (ocupando espaço no seu HD) ou pode usar a sincronização do KDE mesmo. Uso qui sem problemas.
Você vai precisar do caminho dos seus arquivos.

1 - No Nextcloud Web, veja no canto inferior esquerdo um botão “Configurações”… lá tem o caminho completo do seu Webdav. Copie-o.
2 - Abre o Dolphin -> Rede -> Adicionar pasta de rede
3 - Escolha “Webfolder (webdav)”
4 - Nome: Escolha o que quiser
5 - User: seu usuário do Nextcloud
6 - Server: Seu servidor - aqui merece um cuidado. Se o seu Nextcloud é acessado por uma subpasta (tipo www.xxx.com.br/nextcloud), coloque apenas o endereço principal (www.xxx.com.br)
7 - Porta: eu deixo 80 pq meu Nextcloud não tem certificado. Se o seu tiver, tem que ver qual porta usar.
8 - Folder: aqui você coloca o que estiver depois do “www.xxx.com.br” naquele endereço que copiou no primeiro passo (no meu caso, “/cloud/remote.php/dav/files/USUARIO/”
9 - Se tudo der certo, abrirá uma janela pedindo user e senha do seu Nextcloud

Será criada uma pasta em “Rede”, com o nome escolhido no passo 4. Depois é só “adicionar aos locais”.

Funciona pro Box também.
O servidor é “box.dav.com” e a pasta é “/dav”

Veja, eu fiz de acordo com seus passos e tive esse erro, mas é estranho que ele nem ao menso “trabalhar” antes de enviar o erro, é instantâneo.

Config_nextcloud_kde

PS: Como pode ver eu uso HTTPS e a minha porta é 4430 (pq a net aqui simplesmente não deixa eu usar nem a 80 nem a 443, então tive que fazer essa gambiarra), talvez esse seja o problema.

A “Folder” e o SERVER estão errados.
Reveja os passos 6 e 8
Você tem que colocar tudo que vier DEPOIS do domínio.
Por exemplo, se seu Nextcloud é “https://www.XXX.com.br/nextcloud”, coloque apenas “/nextcloud/O_RESTANTE_DO_CAMINHO”
O meu, como deixei no exemplo, é “http://www.MEUDOMINIO.com/cloud”.
Então, em FOLDER, eu coloco “/cloud/remote.php/dav/files/USUARIO/”, que é o caminho que aparece nas CONFIGURAÇÕES do Nextcloud Web. É aquele endereço SEM o domínio, sacou?

Pode ser isso ou pode ser a porta, como vc falou. Mas faz o teste com a folder correta prá ver se vai.

Alguma novidade com relação ao Plasma e sincronização com contas online? Estava querendo utilizar o OpenSUSE Leap em uma máquina secundária, mas preciso trabalhar em conjunto com o Nextcloud.

Já está funcionando corretamente.
O problema foi resolvido.

Me refiro não só a sincronização de arquivos, mas ao do calendário, tarefas etc. Eu preciso fazer a sincronização manualmente para cada serviço?

O meu problema eu resolvi instalando o programa desktop fornecida pelo nexcloud, um arquivo .appimage e funciona muito bem, eu desisti de tentar sincronizar pelo sistema operacional até pq nesse momento eu já nem uso mais o KDE e seria outra dor de cabeça desvandar como seria esse processo agora usando XFCE. Com esse .appimage não tem mistério.

Eu não uso outros serviços como calendário e tarefas, mas aconselho a testar esse programa desktop (e também o apk pra android) e ver se tem alguma funcionalidade pro que precisa, tenho quase certeza que sim.

1 Curtida

Eu encontrei um no Flathub, não sei se é o mesmo ao qual você se refere. Vou testar.

1 Curtida

Pela imagem parece o mesmo programa, eu peguei direto do site oficial deles.

Nem pensei em procurar por flatpak, se for o mesmo programa é muito mais conveniente usar em flapak do que appimage

1 Curtida