Existe Riscos em programar com Manjaro?

Estou estudando C# tanto para back-end como para programar jogos, e ao pesquisar encontrei a sugestão de apanhar um pouco no Manjaro (na verdade, foi recomendado o Arch) para ir pegando mais experiência com programação e sistemas.

Mas hoje “me deu um estalo” de que por ser instável, eu posso acabar me prejudicando durante um projeto com algum contratempo do Manjaro. Experimentei o Ubuntu por um dia e não gostei, mas acredito que o melhor seja me adaptar a ele por ser a distro mais estável.

Alguém pode me recomendar uma distro ou dizer se é paranoia minha acreditar que o Manjaro vá ter um problema nesse nível? O Ubuntu é o mais viável para se programar?

cara eu acho que o certo e vc testar e ver se funciona no seu pc,tipo o linux mint no meu pc nao funcionou muito bem,mais em outros pcs que eu vejo a galera sempre fala que funciona bem

1 curtida

Entendi. Mas é que ontem, depois de uma atualização, o Dash to Dock apresentou um problema que persiste. É mínimo, não consigo mais abrir pela interface gráfica, apenas pelas teclas de atalho. Mas fiquei pensando se algo maior pode acontecer durante o trabalho sabe?

Você pode ser prejudicado porque as versões dos pacotes das distros rolling release podem mudar a qualquer momento. Se você pretende usar uma distro rolling release para programar seriamente, você terá de aprender a usar containers Docker ou Podman. O Distrobox é um projeto que facilita o uso do Docker ou do Podman.

1 curtida

Entendi. Então o melhor vai ser usar Ubuntu, porque prefiro focar em aprender a linguagem por enquanto. Muito obrigado!

1 curtida

Aprender usar o Manjaro =! aprender programação.

Acredito que a intenção seja entender sobre como se adaptar diante de situações de erros durante o desenvolvimento de um sistema.

Eu nunca li tanta besteira em um post no fórum… O .NET, além de poder ser instalado pelo pamac, tem a possibilidade de instalar pelo script .sh da própria Microsfot, onde você pode ficar na versão que quiser, seja major release ou minimium release… Eu usei openSUSE TW, Solus e hoje Arch e Arco Linux para desenvolver com ASP .NET Core e programação em Unity. Referências boas de serem estudadas a baixo:

Ser RR != Ser instável

1 curtida

E onde você leu essa besteira? Em nenhum momento eu falei em compatibilidade, aliás tanto o Unity quanto o .NET já estão instalados no notebook e eu já estou praticando.

Eu falei sobre instabilidade em canto nenhum. Eu quis dizer que se você precisa de um pacote na versão X, distros rolling release não lhe dão a garantia de que essa versão X terá suporte no dia de amanhã. Me mostre alguma empresa que faz trabalho de desenvolvimento sobre uma distro rolling release que talvez você mude minha opinião, ok?

Acho que tanto faz a Distro. O que o Melk disse acima é verdade, dependendo da Distro, principalmente se for LTS, a versão do pacote vai ser desatualizada, ao contrário das rolling releases. Por isso seria interessante testar as aplicações em Docker ou o próprio DistroBox. Eu prefiro instalar os pacotes direto do site oficial do desenvolvedor. Assim eu tenho um controle maior da versão que vou utilizar e etc, como por exemplo o Node Version Manager, podendo facilitar a escolha da versão do npm e do node.

1 curtida

Mas não falei de seu comentário, OP, mas sim do Melk.

Não sei se o Manjaro poderia ter um problema grave de quebra como o tópico sugere, porém na minha experiência com o Arch Linux, até hoje nunca ocorreu algo tão sério. São raras as vezes em que uma atualização deixa um pacote bugado, e sempre resolvi fazendo downgrade para a versão anterior a partir do diretório de cache, onde ficam os pacotes baixados pelo pacman.

Um hábito que adquiri a fim de evitar dores de cabeça fora de hora é atualizar o sistema somente quando houver tempo livre para corrigir eventuais problemas. Eu sempre faço isso na sexta-feira ou no sábado.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.