Existe limite atual, para o tamanho (capacidade de armazenamento) de um SSD SATA instalado em notebook?

Nas páginas dos fabricantes de laptops, quase sempre, há menção sobre limite máximo da capacidade de SSDs que podem ser instalados em cada modelo, isso no que tange a PCIe NVMe e M. 2, mas, é incomum essa mesma informação em se tratando de SATA. A questão é: existe essa mesma limitação para SATA? E se sim, assim como a memória RAM, é definida pelo processador e placa-mãe?

1 curtida

Assim como HDs a limitação de acesso se dá pelo file system e/ou controladora de acesso ao dispositivo. Vc pode buscar no manual da placa ou do notebook.

1 curtida

Antigamente (não tão distante assim) existia um limite máximo de TB que era devido ao chipset ponte sul, me recordo de alguns modelos de entrada da Gigabyte e ECS possuíam limites de 4TB independente do SO ou sistema de arquivos e alguns Pcs da Dell com limites de 8/16TBs, não me recordo de qual era o chipset utilizado.

Em servidores esse limite é definido pelas controladoras SATA/SAS/SCSI.

Acredito que essa limitação hoje em dia exista apenas no tipo de sistema de arquivos escolhido.

1 curtida

O problema seria obter essa informação previamente antes de adquirir um notebook, na maioria dos casos, seria necessário contactar a assistência técnica do fabricante primeiro.

Vi algumas pessoas comentando algo nesse sentido. Então é possível que seja algo assim mesmo.