eu queria ter acesso ao repositorio pacman no meu debian-based distro(zorin), existe uma função aproximada de wsl2 para linux ou uma forma de conteinarizar um sistema?
Se for algo similar ao WSL, mas do Windows rodando no Linux, existe uma gambiarra → GitHub - Fmstrat/winapps: Run Windows apps such as Microsoft Office/Adobe in Linux (Ubuntu/Fedora) and GNOME/KDE as if they were a part of the native OS, including Nautilus integration.
Se for para rodar programas de uma distro em outra, você pode usar o Docker. Por exemplo, estou no Manjaro rodando um contêiner do SQL Server para Ubuntu.
Se você quiser, pode instalar um contêiner do Debian e usar em sua distro de escolha: Docker
O ChromeOS faz isso, habilita um contêiner do Debian e você pode instalar programas do apt nele…
Existe a imagem do Arch no docker hub, mas não será para o que você quer fazer → Docker
Sugestão: para de iventar moda com o Zorin e instale o Manjaro ou alguma baseda no Arch…
É que eu gosto de distros debian (porque sou mais familiarizado) mas quero avançar para outros tipos de distros, por isso queria contêiner do arch.
Para usar uma distribuição com systemd dentro de uma distribuição com systemd (que é o caso mais comum, e o seu aqui), a opção mais simples de configurar é o systemd-nspawn. Há outras opções mais gerais, como o chroot
clássico, Docker, Podman, etc…
Integração com GUI (Xorg e Wayland), áudio, som e etc. não é algo incluído por padrão nessas soluções, porém. Se quiser também o aprendizado de como essas coisas são montadas no Linux, pode valer a pena; se quiser só testar o Arch e companhia, mais vale abrir uma VM.
EDIT: acabei de me lembrar desse projeto:
Parece ser o mais próximo do que o OP quer, já que resolve também as questões de integrar com as pastas do PC, a interface gráfica e etc.
Cara o alien converte pacote e a conversão é segura, mas não monte sistema operacional frakenstain.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.