Existe alguma forma de desabilitar um atalho especifico do Mozilla Firefox, sem que os outros sejam afetados?

Bom, como eu costumo escrever muito, eu sempre acabo segurando a tecla shift, o problema é quando eu vou escrever alguma palavra que começa com “Q”, e as vezes eu acabo escorregando o dedo e acabo segurando sem querer as teclas " CTRL+Shift+Q " e esse atalho acaba fechando o Firefox.
Isso sempre acaba me atrapalhando, principalmente nas minhas aulas online.

Existe alguma extensão ou algo do tipo, que possibilite desabilitar esse atalho?

Não. Desde a transição para Quantum/Web Extensions o Firefox quebrou a compatibilidade com addons que permitiam isso e nunca deram uma opção nativa equivalente.

O Ctrl+Shift+Q em específico é uma irritação que está apodrecendo no bugtracker deles há anos e algumas distros arregaçaram as mangas para remover o atalho, como o openSUSE.

No KDE Plasma o Ctrl+Q é atalho global para fechar qualquer janela. Nas configurações é possível modificar qualquer atalho, até mesmo remover…

Testei aqui no FIrefox 80 e “Ctrl+Shift+Q” não fecha a janela.

2 curtidas

Não tinha pensando nessa opção, configurar um atalho no ambiente gráfico com Ctrl Shift Q para sabotar o Ctrl Shift Q do Firefox.

Ainda assim é “gambiarrento”, a solução “certa” seria abrir o omni.ja do pacote do Firefox, remover a tag <key></key> apropriada do XML e salvar de novo. Mas isso seria sobrescrito a cada atualização, desse jeito só Gentoo na causa.

Oloko, verdade… to vendo que o time do Gentoo aplicou 33 patches no código fonte dessa última versão! Isso explica a demora de uns 5 dias entre sair a versão e entrar no repositório. :muscle:t2:

Sei não…
Ai eu fico com um desconforto, gosto de modificar o minimo possivel essas coisas.
Mesmo eu sabendo que nada de mal vai acontecer, eu sou muito paranóico pra isso…
Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual eu me acomodei em distros de base Ubuntu/Debian. :fearful: :fearful:

Eu acabei configurando meu gerenciador de janelas
para fechar as janelas que nem o FF com o CTR+Q
kqkqkqkkqkq
Bom, tenta aí (mitigação, acho que vai dar um aviso antes de fechar tudo!):

Em about:config arrume essas configs:

Firefox >= 65

browser.sessionstore.warnOnQuit true
browser.warnOnQuit true

Tabém tu pode configurar um atalho CTR+Q para o seu gerenciador
de janelas capturar esse sinal antes do Firefox.
Daí pode colocar como um comando nulo ou vazio…

1 curtida

Ok, vou tentar a primeira opção.
Depois eu digo se funcionou

Ok a primeira funcionou, não é bem o que eu queria, mas será util!

1 curtida