Existe algum programa para acessar os diretórios ocultos do Android no Linux?

Para quem não entende a estrutura de diretórios do Android, vou dar uma breve explicada.
Tem a pasta principal (sdcard) aonde ficam os arquivos pessoais (Imagens, vídeos, músicas, downloads, etc), equivalente ao /home do Linux.
Abaixo desta pasta há diretórios ocultos, como root, system e etc, aonde têm arquivos de configuração do sistema, e os .apk dos apps. Inclusive, é assim que funciona a instalação manual de aplicativos. Tu baixa um .apk e insere na pasta dos aplicativos.

Enfim, quero arrumar uma forma de mostrar estes diretórios no Ubuntu, pois aqui só aparece a pasta “Storage”, que é o /sdcard.

Há algum programa que faça isso? Ou talvez pelo terminal? Estou usando o Ubuntu 16.04.6 LTS.

Se não me engano o MK Explorer mostra, mas alguns diretórios são acessíveis apenas se tiver root no aparelho.

@Jedi_Fonseca acho que você entendeu um pouco errado. Não quero acessá-los pelo smartphone, mas pelo PC, pelo Nautilus ou semelhante.

O dispositivo em questão é um J7 2016 (j7xelte), sem o TWRP. Reconheço que se você montar as partições pelo TWRP ele lê. Mas instalar o TWRP precisa do Odin, e não tem equivalente no mundo Linux.

Aaaah, vish, falei errado! Hahaha O MK Explorer é app para o Android mesmo. Hahaha

Mas quanto a arquivos ocultos, qualquer gerenciador de arquivos mostra. Não sei se é assim para qualquer smartphone, mas tenho um Moto G5 Plus sem root, e o acesso não é possível. Todavia, tenho um Moto G3 com root e os diretórios aparecem normalmente no PC. Todos os diretórios do sistema do Android.

Então no meu caso, o root proveu esse acesso, mas não sei se o princípio é o mesmo para outros modelos.

1 curtida

Já ouvi falar em um tal de Jodin. Que seria o Odin para Linux, mas nunca testei.

O meu não mostra. Nem com CTRL+H. E lembrando que não falo dos diretórios que começam com ., estou falando dos diretórios abaixo do /sdcard

acho que pelo nautilus não rola, quando eu quero acessar essas pastas eu uso o shell do adb
ativa o adb nas configurações de desenvolvedor do aparelho, conecta no computador e digita “adb shell” no terminal

1 curtida

tem equivalente sim, inclusive equivalente muuuuito melhor que o Odin, o Heimdall!

1 curtida

Tentei já o Heimdall, mas ele não funcionou com nenhum Samsung meu. Por isso não conto como equivalente ao Odin. O Odin funcionava perfeitamente.

vc colocou o telefone em modo download, colocou o heimdall pra detectar telefones em modo download, extraiu o .pit, colocou o .pit no campo necessário, selecionou a partição que queria modificar e o “arquivo base”? e tudo isso em uma janela do heimdall-frontend como root?
Diferente do Odin, no heimdall tudo tem que ser feito manualmente

Muito trabalho para um procedimento só. O Heimdall nem sequer reconheceu o meu Samsung.

Então, você provavelmente já trocou o seu Moto G5 Plus à essa altura.

Porém, ainda possuo esse modelo da Lenovo, e gostaria de saber se é perigoso mantê-lo por mais alguns meses, visto que a Lenovo/Motorola não fornece mais atualizações de segurança para os modelos antigos (no caso, de 2017).

Isso me frustra, e como sou um pouco paranóico com meu Android, tenho o costume de formatá-lo pelo Recovery Mode (sem root nem nada do tipo, para tentar mitigar a falta de segurança), em média, a cada 2 ou 3 meses, desde o início de 2021.

Além disso, tem alguma forma de me manter seguro nesse Android 8 sem as atualizações recentes? (Os procedimentos padrões eu já sigo, como não baixar apk estranho. No máximo o F-Droid e os apps disponíveis no seu repositório)