Existe algum jeito de instalar uma distro no pc usando o celular conectado por usb ao invés de um pendrive

Não tem muito o que explicar, o debian 12 será provavelmente lançado em dois dias então fui pegar meu pendrive para upar umas coisas que eu tinha nele para o google drive e já deixar com o ventoy pronto copiar a iso e descobri que ele finalmente morreu após uns 3 meses sem usar.

Eu já sabia que ele tava nas últimas pois vinha dando todos os sinais, mas isso é outra história.

O que eu quero, como eu disse no título, é saber se tem um jeito de instalar usando o celular pois não tô afim de comprar um novo pendrive agora.

Ah, eu já conheço algumas alternativas que precisam de root, especificamente to querendo saber de alguma que não precise.

Só se seu celular for muito antigo e ele permitir acessar o cartão SD diretamente como se ele fosse um pendrive (e nesse processo você perde os conteúdos do cartão SD).

Se você já tiver uma distro Linux e entender o processo de instalação de distros como o Arch Linux, você pode reduzir uma das partições e fazer um debootstrap para contornar o uso do pendrive. É bem mais manual, no entanto.

Eu não sei exatamente, mas li um dia desses um artigo em algum lugar sobre um projeto chamado DriveDroid. Dá uma pesquisada.

Me aparece que ele faz exatamente oque vc quer.

Esse é a “alternativa com root” à qual ele se refere no post.

1 curtida

Inevitavelmente precisa de root creio eu.

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/DriveDroid-Transforme-o-seu-Android-em-um-pendrive-bootavel?pagina=2

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.