Olá pessoas, gostaria de tirar uma dúvida sobre um assunto. Seguinte, eu estou usando o discord no formato flatpak e não estou tendo grandes problemas, particularmente optei pela versão flatpak porque a versão deb não atualizava sozinha, eu tinha que baixar no site toda vez que saía versão nova.
Embora quase tudo funcione razoavelmente bem há uma pequena coisa que não: a rich presence, aquele status “fulano está jogando tal coisa”. Quando o app/game faz contato direto com o discord, como acontece com o vscode com extensões e alguns emuladores, a rich presence funciona normalmente. Porém qualquer coisa que “só existe” e não se comunique diretamente com o discord não aparece na rich presence e eu também não consigo adicionar nas configs como normalmente se deve fazer pois o discord em flatpak só consegue enxergar processos em execução dentro de seu container.
Fazendo uma breve busca na internet eu encontrei vários guias sobre como dar mais permissões a um flatpak mas todos eram sobre acesso a arquivos, não a programas em execução. Eu reconheço que o que quero fazer é algo muito especifico e muito provavelmente não tem solução, mas pra desencargo de consciência resolvi perguntar. Então, existe algum jeito de fazer um flatpak enxergar tudo no sistema e assim fazer o discord funcionar como em sua versão deb/rpm?
Eu já tinha seguido essas instruções antes e por algum motivo que não compreendo não funcionou…
Por enquanto a rich presence continua funcionando apenas para os apps cujo desenvolvedor/mantenedor do pacote especificamente fez as configurações necessárias para funcionar com o discord flatpak.
Pelo que eu andei lendo sobre o Discord Flatpak, ele não tem acesso ao /proc por questões de segurança (sandbox), por isso quando você vai na tela de adicionar não aparece nada.
O que eu faria no seu caso seria desinstalar o discord do flatpak e instalar o discord usando o repositório da sua distro ao invés de usar um .deb/rpm, acredito que ele vai atualizar sem problemas.
Alguém que seja usuário do Zorin pode te confirmar essas info melhor do que eu
Então aparentemente não tem discord no repositório do zorin, infelizmente. Como baixar um pacote manualmente a cada nova atualização é uma chateação maior do que ficar sem a rich presence eu vou continuar usando o discord em flatpak mesmo, obrigado.
Eu não tenho certeza se o problema é esse de um processo não poder acessar o outro, mas não seria caso de dar um flatpak override --user --socket=system-bus?