Existe algum filtro, plugin ou software para "desentortar" imagens?

Bom dia. Existe algum recurso (filtro, plugin, efeito…) no Gimp ou no Inkscape (ou que podem ser importados para esses programas) voltado a “desentortar” imagens?

Tenho usado um scanner para digitalizações em A3 (Fujitsu ScanSnap SV-600), e aí algumas imagens ficam distorcidas, tortas mesmo. Isso acontece principalmente no caso de páginas contendo figuras, e não apenas texto. Então, eu precisaria de algo capaz de “interpretar” como deferia ficar a imagem e “desentortá-la”.

Existe algum recurso assim no Gimp ou no Inkscape? Ou em algum outro software? Ou então saberiam me dizer algum software mais específico para isso?

Obrigado desde já.

Se eu entendi bem o seu pedido, você pode usar um aplicativo de linha de comando, o unpaper, que pode ser usado do terminal:

unpaper scan-torto.jpg scan-alinhado.jpg

Não sei se há alguma interface gráfica para ele.

4 curtidas

Talvez o ferramenta Scantailor Advanced, para desinclinar páginas digitalizadas, possa te auxiliar.

Segue o link abaixo do Flathub para poder conferir.

3 curtidas

Capezotte e Null, muito obrigado. Vou testar essas alternativas. O que eu falei sobre “desentortar” imagens diz respeito a imagens “deformadas”. É possível atacar esse tipo de problema com essas ferramentas? Ou elas seriam mais para “desinclinar” imagens?

Sem ter um exemplo concreto dessa distorção, não podemos afirmar com certeza. O Unpaper é mais para desinclinação mesmo, o Scantailor parece ser mais avançado nesse sentido.

Isso, o Unpaper é mais pra inclinação mesmo, mas o ScanTailor é altamente promissor. A partir dessas dicas, comecei a rastrear um sem número de outras possibilidades, não apenas livres, mas também proprietárias. Dentre as livres, as que me pareceram mais animadoras, juntamente com o ScanTailor, são a “YASW (Yet Another Scan Wizard)” e a “Book Scan Wizard”. Assim que eu tiver resultados mais conclusivos desses testes, dou o feedback por aqui. Vlw.

1 curtida