Bom dia. Existe algum recurso (filtro, plugin, efeito…) no Gimp ou no Inkscape (ou que podem ser importados para esses programas) voltado a “desentortar” imagens?
Tenho usado um scanner para digitalizações em A3 (Fujitsu ScanSnap SV-600), e aí algumas imagens ficam distorcidas, tortas mesmo. Isso acontece principalmente no caso de páginas contendo figuras, e não apenas texto. Então, eu precisaria de algo capaz de “interpretar” como deferia ficar a imagem e “desentortá-la”.
Existe algum recurso assim no Gimp ou no Inkscape? Ou em algum outro software? Ou então saberiam me dizer algum software mais específico para isso?
Capezotte e Null, muito obrigado. Vou testar essas alternativas. O que eu falei sobre “desentortar” imagens diz respeito a imagens “deformadas”. É possível atacar esse tipo de problema com essas ferramentas? Ou elas seriam mais para “desinclinar” imagens?
Sem ter um exemplo concreto dessa distorção, não podemos afirmar com certeza. O Unpaper é mais para desinclinação mesmo, o Scantailor parece ser mais avançado nesse sentido.
Isso, o Unpaper é mais pra inclinação mesmo, mas o ScanTailor é altamente promissor. A partir dessas dicas, comecei a rastrear um sem número de outras possibilidades, não apenas livres, mas também proprietárias. Dentre as livres, as que me pareceram mais animadoras, juntamente com o ScanTailor, são a “YASW (Yet Another Scan Wizard)” e a “Book Scan Wizard”. Assim que eu tiver resultados mais conclusivos desses testes, dou o feedback por aqui. Vlw.