O Gentoo é muito interessante pela sua customização e personalização, mas também muito difícil, complexo e demorado (sei que isso é resultado justamente de sua proposta de aprendizado e de entregar instalações únicas aproveitando todo o potencial do hardware e escolhas do usuário…), não haveria uma forma menos “traumática” de usufruir desse poderoso sistema? (Sei que existem as distros derivadas, mas, sei que com elas também se perdem características essenciais do Gentoo…).
Infelizmente só lhe resta sofrer…
Estou zoando. Existe um script, mas não sei se realmente funciona.
Dê uma olhada:
O problema não é a instalação, e sim o tempo.
Dependendo do seu conhecimento, pode demorar dias
Essa página é interessante, mas não proporciona nenhum script, fornece orientação para a criação de seu próprio script.
Já é alguma coisa.
Salve, @TiagoCardoso
Hesitei em dar meus pitacos, porque minha experiência limitou-se às “derivadas” – que você tinha excluído da sua demanda.
Instalei o saudoso Sabayon, primeiro em Março 2017 – quando eu tinha apenas 2 meses, começando a experimentar distros “não-Debian”, e me serviu muito pouco – e novamente no final de 2018, quando pude aproveitar mais, porém ainda sem obter qualquer aprendizado significativo sobre “o Gentoo”.
Infelizmente, o Sabayon começou a ficar sem atualizações (coisa chata, por ser o Gentoo rolling release) – e quando montei meu PC atual, ele já tinha se mesclado com outra comunidade, o Mocaccino. – Tentei, mas não entendi as complicações “não-Gentoo”. Nunca consegui sequer o básico (ele ainda era experimental), e desisti.
Só fui aprender “alguma coisa” do Gentoo, quando instalei o Redcore, em 2022. – Fiquei maravilhado! Era um docinho de côco! – embora eu mal tenha arranhado a superfície das Flags y otras cositas más.
Infelizmente – ou felizmente? – percebi que “esse negócio de Gentoo” não é para mim.
Do jeito que o Redcore “veio”, já estava maravilhoso – e eu só mexi com 1 ou 2 flags, unicamente para o Dolphin exibir os dados Exif, e nada mais.
Tudo ok, com inúmeros pacotes pré-compilados. – Era só baixar e instalar, como em qualquer distro “comum” – e o Redcore continuava sendo um docinho de côco – leve, ágil, maravilhoso (como o Slackware, by the way).
Mas vários pacotes que eu preciso, no dia-a-dia, só estavam disponíveis para compilação – e aí, a coisa já começava a enganchar, arranhar, tomar tempo – apesar de eu nem mexer com as tais Flags.
Tive de dobrar o tamanho da partição-raiz, porque algumas compilações exigiam dezenas de gigabytes de espaço em disco – além de uma eternidade de tempo – com a CPU pegando fogo, e a ventoinha uivando como um cão danado duzinferno!
Mobo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR, BIOS 2401 03/22/2019 - ASUSTeK
iGPU: Intel Corporation UHD Graphics 630 (Desktop)
Processors: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz (min / max: 800 ~ 4100 MHz)
Memory: 15.5 GiB of RAM
Cada atualização (faço 1 vez por semana), era uma pequena aventura – com zilhões de linhas que eu não tinha tempo para tentar entender (sim, prefiro sempre comandos CLI) – e que nem adiantava copiar para um TXT, para tentar ler e entender depois.
A coisa ficou feia, mesmo, quando as atualizações começaram a pegar. – Falhou uma vez, e nunca mais consegui consertar. – Ainda fiquei mais 1 ano, pesquisando aquelas palavras-chave no Google… e acabei desistindo.
O Redcore continuava funcionando, perfeitamente – leve, suave e ágil, como um docinho de côco – mas algumas coisas, como o Google Chrome, não podem ficar sem atualização constante.
Depois de 1 ano “quebrado” (para atualizar) – embora funcionando à perfeição – desisti.
Talvez o problema estivesse no sisyphus – mas não adiantou eu tentar o emerge, que é o gerenciador “raiz”.
Com certeza, a falta de apoio foi terrível. – Nunca consegui me cadastrar no fórum do Redcore – e acho que ninguém mais conseguia, porque tinha só 1 punhado de inscritos, e 2 ou 3 postagens por semestre.
Nesse ponto, o Gentoo é muito melhor: – Basta googlar, para encontrar toda documentação, zilhões de postagens, tópicos, blogs, sites etc.
De 1 ou 2 anos para cá, vi que estavam começando a oferecer todos os pacotes básicos já compilados – e várias outras facilidades, para novatos instalarem o Gentoo – mas, até para entender essas “facilidades”, precisava fazer pós-graduação. Desisti.
Mas, se você procura alguma “facilitação”, acho que é lá mesmo, no site do Gentoo. – Apenas, terá de estudar bastante, para aproveitar a opção “facilitada”.
Obrigado por seu relato. Parece que o Gentoo puro também não é para mim, parece coisa de outro mundo.