Existe algum correspondente no Linux à integração do Windows com o Onedrive?

Olá, meus caros. Estou considerando voltar para o Linux depois de algumas frustrações com o Windows. Via de regra, utilizo ferramentas multiplataformas, portanto, a migração deve ser muito simples. No entanto, não sei dizer se existe um correspondente no Linux para o Onedrive (ou mesmo o Google Drive) no Windows, isto é, um serviço de nuvem integrado ao gerenciador de arquivos que seja rápido e fácil de instalar. Essa questão é importante para mim porque nos últimos 2 anos venho usando o Obsidian como uma espécie de “gestor de conhecimento”. No Obsidian, as notas ficam armazenadas localmente, então, para conseguir sincronizar com o meu tablet, eu deixo a pasta do Obsidian no Onedrive do gerenciador de arquivos e utilizo um aplicativo que sincroniza ficheiros entre Android e a pasta do Onedrive. Sendo assim, gostaria de saber se há alguma forma de fazer isso em uma distro Linux.

2 curtidas

Bom dia, @Mateus-Franca,

Eu utilizo o OneDriver, é um projeto do Jeff Stafford, achei ele muito simples, você instala de maneira fácil, nessa página do GitHub tem o QuickStart, então dependendo da sua distribuição, é só seguir, no meu caso (ArchLinux) instalei via o AUR.
Após isso ele tem uma interface gráfica bem simples, você escolhe onde vai montar seu drive, depois tem o botão que você clica pra escolher se vai montar automaticamente toda vez que liga o PC, e é isso.
Os downloads de arquivo são feito sob demanda (tipo Windows), e é um software Free e OpenSource.

Outra alternativa é utilizar o RClone, ele vai montar uma partição “online” na tua distro, ela vai aparecer no teu gerenciador de arquivos, mas os arquivos não vão ser baixados, funciona tudo “online”, já testei ela antes e funciona pro Obsidian, mas acaba dando alguns “lags” na hora de carregar, já que tudo vai depender da internet. Caso opte por esse, eu segui esse tutorial quando usava ele no meu PC.

E caso esteja disposto a pagar, tem o Insync, que é o que o Dio usa e já foi patricionadora do canal, ela funciona com vários serviços de nuvem diferentes, mas como já disse, é paga.

1 curtida

Sobre o Obsidian, eu cheguei a utilizar um app de terceiros pra ficar sincronizando a pasta do meu OneDrive no Android, até que descobri uma maneira bem mais prática, é um plugin que chama Remotely Save e é muito mais prático, ele sincroniza automaticamente suas notas via OneDrive, e ele funciona dentro do Obsidian, então você não precisa de um app de terceiro no teu celular o tempo todo em segundo plano sincronizando a pasta, pois o plugin só funciona quando você abre o app em si, e tem até opção de sincronizar encriptado por uma senha, recomendo dar uma olhada.
Uma dica: Caso utilize o plugin, instale o Obsidian pelo Flatpak, e não pelo Appimage, pois o plugin tá com um bug no login do OneDrive se você baixar o Obsidian via Appimage.

1 curtida

Eu uso esse aqui, a parte ruim é que não tem interface gráfica, porém funciona muito bem.

Eu tentei usar esse, mas achei muito mais complexo que o Onedriver do jstaf. Ele até tem um projeto ligado dizendo que é interface gráfica, mas não consegui fazer funcionar. Além de que, me parece, ele não tem a função de download sob demanda, ele baixa tudo que tiver no drive, pra mim é inviável, tenho muita coisa.

Sobre a parte de download por demanda tem como sim, mas não uso.
No momento só uso para subir arquivos.
A interface eu nunca testei, na época que eu conheci não tinha ainda.

Mas sim, realmente é um pouco complexo.

Mas, apenas para confirmar, o Insync não tem um sistema realmente de download por demanda. Quero dizer, dentro da própria GUI do Insync, sim, você consegue ver os arquivos dispostos lá e a opção para fazer o download; Entretanto, dentro do próprio sistema (por exemplo, usando Nautilus) você não consegue ver os arquivos que ainda não foram baixados.

Aqui no próprio gituhub dele, ele fala que não tem:

What’s missing

• Support for Windows ‘On-Demand’ functionality so file is only downloaded when accessed locally

O OneDriver é parecido, ele não tem nenhum indicador (pelo menos na GUI) pra você saber o que foi baixado, e o que não foi. Nem no gerenciador de arquivos, e nem na interface GUI dele, mas pelo menos pra mim tem funcionado muito bem, apesar de faltar essa feature.

Eu fiquei interessado. Pastas compartilhadas também são exibidas?

Acredito que não. Eu tenho uma pasta compartilhada no meu OneDrive, mas pra acessar ela eu tive que montar dois drivers, um com meu email pessoal, e outro com o email em que esta pasta é originária. Já no RClone ela aparecia.

Suporte nativo vai chegar no gnome 46

1 curtida

O problema que se for igual o do GDrive, vai ser online, igual o RClone, o que não é muito prático como ter arquivos localmente no PC.

@brunot @YaziiBR Agradeço pelas respostas! Esse fim de semana vou fazer a instalação e testo aqui no PC.

Cara, que achado! isso vai tornar o uso do Obsidian bem mais prático. Agradeço demais pela indicação.

1 curtida

eu copio os arquivos que quero offline pro sistema, é só um copia e cola usando o nautilus, não é o melhor caminho mas fasso isso

Eu Utilizo o Rclone assim posso sincronizar meus arquivos locais com o Onedrive fora que tambem da para criar um serviço systemd que ai a montagem do Onedrive pelo rclone inicia automaticamente ao iniciar o pc e fica como se fosse um hd montado

@edsons.barbosa32
Sim, eu utilizava dessa maneira também, o problema que os arquivos ficam todos “onlines”, e não baixados no PC, o que causa muito lag na hora de abrir as pastas, ou tentar abrir um arquivo maior, tu conseguiu contornar esse problema de alguma forma?

Há duas formas:

• Onedrive: é bom você ter um bom espaco de Armazenamento no HD ou no SSD, pois todos os arquivos do seu Onedrive são baixados para o seu computador.

• Onedriver: Se você não tem tanto espaço de armazenamento no HD/SSD, essa é uma boa opção, pois é um acesso em seu Gerenciador de Arquivos para o Onedrive e funciona em qualquer ambiente. Mas por depender da internet, ele pode ser irritantemente lento em algumas ocasiões.

E ainda há alguns rumores de que o Gnome 46 iria suportar o Onedrive nativamente, assim como suporta o Google Drive. Mas não sei em que pé anda esse suporte.

Então par não ter tanto leg com o rclone vocẽ precisa otimizar o seu systemd preferencialmente deixar com vfs mode full se quiser eu tenho um modelo que utilizo aqui e roda de boa utilizo para streamings e backup

Bem, existe ainda outra forma para quem não quer instalar nada: usar um navegador base Chromium, entrar no site do OneDrive e selecionar a opção “instalar” do próprio navegador, pois o sistema entenderá como um “programa a parte” rs