Executar programa pelo terminal

Amigos, sabem como eu identifico o nome real de um programa para executa-lo como root pelo terminal? um exemplo da minha situação: eu utilizo o virtual box e sempre executo pelo terminal em modo root. Pois bem, quero fazer a mesma coisa com o Biiitorrent Vuze, porem, não encontro o nome real dele para fazer tal execução. Podem me ajudar como eu identifico o verdadeiro nome? O meu objetivo é executa-lo em modo root para o programa ter acesso a um HD que para ter acesso tem que primeiro acessar a pasta MEDIA e o programa não acessa essa pasta pq da um erro de permissão negada… Já tentei com o CHMOD, porem mesmo assim não vai.

1 curtida

Sobre as permissões não sei, mas pra ver o nome do programa eu costumo ver as propriedades do atalho na área de trabalho ou no menu de aplicativos, tem a opção ‘comando’ que é o mesmo que utilizo no terminal

Isso não é uma boa idéia.

O diretório media realmente não é de usuários. Mas, monte o disco como costumas fazer, e veja onde ele montou através do lsblk. Encontrado o ponto de montagem (supondo que seja /media/usuario/disco), não use o chmod (volte as permissões para como estavam antes), mas o chown.
Assim:

  • chown usuario:usuario /media/usuario/disco

Deste modo o seu usuário se torna o “dono” do disco, podendo realizar operações de leitura e escrita (se o dono do diretório tiver permissão de leitura e escrita). Repito, use o chmod mais uma vez, antes do chown, para fazer com que o diretório tenha as permissões que tinha antes.

Parte II:

Tu podes instalar um programa como o Alacarte ou o Menu Libre para verificar as entradas do teu menu. Encontrarás o comando que é descrito no arquivo inicializador que realiza a chamada da aplicação quando clicas sobre o indicador dela no menu.