Olá, Pessoal.
Estou com um problema sério.
Fiz uma exclusão de todos os arquivos da Pasta Pessoal por ter errado na precedência do *, coloquei ele antes da pasta alvo ao invés de colocar após a barra:
rm -R connectionTest/* → Forma correta.
rm -R * connectionTest/ → Forma que coloquei.
Não sou iniciante, porém, em um momento de falta de atenção, fiz essa burrada.
Preciso recuperar essas pastas e arquivos, porém não consigo. Tentei com o testdisk, mas eu preciso desmontar o sda1 para recuperar, o que não é possível, pois estou com o sistema operacional ativo.
Por favor, me ajudem.
Vix man, complicado, eu recomendo antes de tudo um pendrive ou HD externo, devido a eficiencia do EXT 4 se você escrever em / vai perder dado, pode usar o foremost
:
sudo foremost -q -v -t all -i /dev/sda1 -o /pasta/para/salvar
Um detalhe importante: quando isso acontece a primeira coisa a fazer é desligar o computador, o sistema operacional ativo pode sobrescrever os arquivos
4 curtidas
Muito obrigado!
Está rodando e já recuperou muita coisa.
Só de livros, eu teria perdido mais de 1000 arquivos, fora arquivos de projetos que tenho na área da saúde e muitos outros.
Você me salvou, irmão. Obrigado, de coração.
3 curtidas
Faço inúmeras coisas, por meio de comandos, todos os dias.
Mas “deletar”, jamais! – Existe “apagar”, “deletar”, y otras cositas más – que consigo distinguir no KDE… mas não, ao usar um comando como esse rm
– que está proibido no meu vocabulário.
Aqui, por exemplo: – “Apagar” (DEL) = “Mover para a lixeira” – ao passo que “Deletar” = mandar para o espaço:
Usar rm
, nem pensar.
Também já fiz muito particionamento por comandos – cfdisk
? Confesso que nem lembro! – Desde que inventaram GParted e KDE Partition Manager, considero que seria imperdoável, eu voltar àqueles velhos aplicativos CLI, que funcionam +/- “às cegas”, “no escuro”.
Cara, uma dica pra não acontecer isso de novo é colocar como alias a opção -i como padrão (rm = rm -i), assim quando tu der um rm ele já joga pro interativo automaticamente e te pergunta antes de fazer a cagada. Já me salvou algumas vezes hehe
1 curtida
Valeu pela dica, mas eu já tinha feito isso assim que acabou de recuperar.
Uso muito nos scripts que construo, porém, nunca pensei que ia fazer essa burrada fora deles. Já estava cansado de tanta linha de código que, em um momento de desatenção, inverti a precedência.
Mas uma coisa é certa: este foi um aprendizado para a vida, pois cheguei a chorar de desespero.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.