Olá, Pessoal.
Estou com um problema sério.
Fiz uma exclusão de todos os arquivos da Pasta Pessoal por ter errado na precedência do *, coloquei ele antes da pasta alvo ao invés de colocar após a barra:
rm -R connectionTest/* → Forma correta.
rm -R * connectionTest/ → Forma que coloquei.
Não sou iniciante, porém, em um momento de falta de atenção, fiz essa burrada.
Preciso recuperar essas pastas e arquivos, porém não consigo. Tentei com o testdisk, mas eu preciso desmontar o sda1 para recuperar, o que não é possível, pois estou com o sistema operacional ativo.
Por favor, me ajudem.
Vix man, complicado, eu recomendo antes de tudo um pendrive ou HD externo, devido a eficiencia do EXT 4 se você escrever em / vai perder dado, pode usar o foremost
:
sudo foremost -q -v -t all -i /dev/sda1 -o /pasta/para/salvar
Um detalhe importante: quando isso acontece a primeira coisa a fazer é desligar o computador, o sistema operacional ativo pode sobrescrever os arquivos
4 curtidas
Muito obrigado!
Está rodando e já recuperou muita coisa.
Só de livros, eu teria perdido mais de 1000 arquivos, fora arquivos de projetos que tenho na área da saúde e muitos outros.
Você me salvou, irmão. Obrigado, de coração.
3 curtidas
Faço inúmeras coisas, por meio de comandos, todos os dias.
Mas “deletar”, jamais! – Existe “apagar”, “deletar”, y otras cositas más – que consigo distinguir no KDE… mas não, ao usar um comando como esse rm
– que está proibido no meu vocabulário.
Aqui, por exemplo: – “Apagar” (DEL) = “Mover para a lixeira” – ao passo que “Deletar” = mandar para o espaço:
Usar rm
, nem pensar.
Também já fiz muito particionamento por comandos – cfdisk
? Confesso que nem lembro! – Desde que inventaram GParted e KDE Partition Manager, considero que seria imperdoável, eu voltar àqueles velhos aplicativos CLI, que funcionam +/- “às cegas”, “no escuro”.