Evolução dos jogos no Linux nos últimos 10 anos: um relato de experiência

Quando eu comecei a usar Linux há 10 anos, lembro que eu frequentemente ouvia dizer que já tinha sido difícil jogar no Linux, mas que estava muito mais fácil que o que já foi.

Com isso em mente, quando eu migrei em 2015, eu resolvi tentar ter apenas um sistema operacional no computador e jogar no próprio Linux também. Contudo, eu tive muita dificuldade em fazer jogos básicos funcionarem e até mesmo em instalar o cliente do Steam.

Pra vocês terem uma ideia, eu lembro que a minha placa de vídeo tinha um problema de incompatibilidade com o Kernel Linux que fazia com que eu tivesse screen tearing o tempo todo, inclusive enquanto usava o computador para tarefas básicas (como rolar uma página verticalmente).

Esse cenário me fez desistir de tentar jogar no Linux e eu reinstalei o Windows. Porém, até hoje, uso ele é usado exclusivamente para jogar e para alguns programas específicos. Os últimos 10 anos têm sido assim: Linux para trabalhar, estudar, tarefas diárias etc. e Windows para jogar. (Inclusive, isso me ajuda bastante a manter o foco e não me distrair com jogos durante o estudo.)

Porém, na semana passada, eu comprei um novo notebook para levar para a faculdade e fazer algumas coisas longe do meu desktop e resolvi instalar apenas o Linux nele, sem nada de Windows.

Contudo, durante a configuração inicial do sistema operacional, resolvi instalar o Steam para testar alguns jogos básicos (já que eu não teria o Windows nessa máquia) e eu estou completamente positivamente supreendido.

Eu apenas baxei o Steam, instalei, fiz login e até os jogos que não têm uma versão para Linux funcionaram perfeitamente bem. Eu não precisei configurar vídeo, não precisei mexer no jogo e, mais importante, não tive perda de desempenho no jogo.

Isso, inclusive, me fez ter vontade de tentar abandonar o Windows no computador principal e passar a ter apenas o Linux como sistema opercaional.

Fiquei muito feliz em ver em como a tecnologia evolui nos últimos anos, tendo eu saído de um cenário onde eu sequer conseguia instalar o Steam para uma realidade onde eu clico no jogo, ele é instalado e está pronto para jogar.

Dito isso, considerando que eu sou novato no ramo de jogar no Linux, quais seriam as suas dicas para os iniciantes? Até o momento, eu joguei apenas jogos disponíveis no Steam e usei o Heroic Games Launcher para jogos da Epic, Amazon e GOG.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.