EuroLinux Desktop 9.1 está mais parecido com o Windows e visa empresas

EuroLinux e uma startup localizada na Polonia, com 10 ano de idade, que produz uma distro Linux com o mesmo nome, a nova edição, o EuroLinux Desktop 9.1 quebrou os padrões de design das versões anteriores, que se assemelhavam mais ao da distro Red Hat Enterprise Linux, na qual ela é baseada e agora se aproxima mais do estilo clássico do Windows 7.

A interface gráfica do EuroLinux Desktop 9.1 é uma versão modificada do GNOME, com a barra do sistema localizada na parte inferior, incluindo um botão para ativar o modo claro ou escuro, além da possibilidade de adicionar ícones e arquivos na área de trabalho. Para atender ao público empresarial, oferecendo recursos modernos do mundo open source, o sistema base dessa edição é o Red Hat Enterprise Linux 9, utilizado por inúmeros bancos e casas de câmbio e indústrias.

Dentre os recursos do sistema, há uma loja com mais de 2000 aplicativos no formato AppImage, que é o que o sistema vem preparado para aceitar, pois oferece uma experiência de instalação semelhante ao Windows, mas para evitar problemas de segurança, o EuroLinux Desktop 9.1 utiliza a arquitetura SELinux 3.4, sob a qual, os aplicativos instalados carregam a partir de um usuário virtual com poucos privilégios, no lugar dos privilégios administrativos. A companhia completa que, caso o usuário queira utilizar algum aplicativo Windows, basta instalar alguma camada de compatibilidade como o Lutris ou o Wine.

Dois pontos fracos do EuroLinux 9.1 são apontados por especialistas: por ter como público alvo empresas com funcionários acostumados com o Windows, seria razoável o sistema vir com o SMB pré instalado para viabilizar a transmissão de arquivos dentro da rede, além do suporte ao Active Directory.

Uma grande vantagem do EuroLinux 9.1 sobre a concorrência é que os planos de suporte têm um custo baixo, a partir de €10 ao ano, que inclui instalação, assistência para a migração, assistência técnica por telefone, email ou chat, com tempo de solução de em média um dia. Para suporte mais imediato, o usuário pode optar pelo plano que custa €25 ao ano.

EuroLinux Desktop running Libre Office

EuroLinux Desktop 9.1 rodando o LibreOffice. Fonte: EuroLinux

Fonte

2 curtidas