EUA reforça que o Google deverá vender o Chrome, entenda

Vi essa reportagem hoje, e queria compartilhar aqui, porque me gera certa preocupação. Está na reportagem que a venda do Android, já está fora de cogitação, mas do Chrome ainda não. O que a reportagem alerta é que Chrome não é só um navegador, existe o Chromium por trás, que muita empresas usam hoje. O que seja do Chromium, caso Chrome seja vendido?

1 curtida

essa guerra não é de hoje. espero que não afete o chrome e distros derivadas, simbora o chromium fique fora desa venda.

Acredito que nada vai acontecer feijoada em relação aos derivados de código aberto do Chromium. Grandes chances de continuar de código aberto (precisa de rios de dinheiro e expertise para manter um motor de browser). Caso tentem fechar, tem o precedente do Elasticsearch: em 2021, eles mudaram para uma licença mais rígida (ao ponto de não ser mais considerada de código aberto). Em reação, a Amazon e outras big techs simplesmente se juntaram para um fork da última versão de código aberto.

Inclusive, tenho mais medo dessa medida repercutir no Firefox, pois vai sumir um dos incentivos para os investimentos da Google no Firefox (acordos para ser o motor de busca padrão, etc.) – não parecer um monopólio.

1 curtida