Eu quero testar o Chrome Os Flex

Também tenho uma outra dúvida.

eu quero testar o Chrome os flex, mas eu estou encontrando algumas dificuldades.

a extensão do google chrome, que cria o pendrive bootavel não tem suporte ao Linux.

alguém sabe como fazer esse processo através de uma iso, usando por exemplo o Balena ou Ventoy?

Eles são next, next, finish, qual a dificuldade disso? esta travando?

Esse é o problema.

Nesse link 1: criar o instalador USB - Ajuda do ChromeOS Flex você encontra a imagem de Download e as instruções para gravá-la pelo Linux

2 curtidas

muito obrigado. Curiosidade, vc ja usou o Chrome os Flex? o Dio me deixou curioso em usar esse sistema.

Tentei rodar um RV415 (de 4G) mas não rodou não… Porém acredito que foi problema no Hardware…
Pretendo testar em outro notebook no final do dia.
A minha opinião é que, se você quer algo só pra navegar, trabalhar em textos e tal, é uma excelente pedida! Se quer qualquer coisa fora disso, deve pensar em uma distro de modo geral mesmo, pelo menos por enquanto.

Não pó, isso ai é para o chrome book, vc não esta no chrome book, se vc estivesse em um, você não estaria querendo usar o chrome flex. Ou será que vc tem um chrome book e quer usar o flex?

O tutorial diz que da para usar o comando dd.

Também tive esse mesmo problema…
Na época tava usando o Arch Linux e queria instalar o Chrome OS Flex, mas a extanção não funciona no Chrome do Linux.

Procurei outra maneira em vários lugares mas sem chance, no final das contas peguei outro Notebook do traballho com Windows e fiz por lá.

É um sistema bem rápido, como sempre usei Linux não senti nenhuma dificuldade com as aplicações pois podia instalar usando o container Linux e ainda pacotes Flatpak.
Mas, acabei saindo devido ter quase nada relativo a customização. Como gosto de customizar minhas distros achei fraca em ralação a isso.

1 curtida

Oi @Ulises você pode baixar a imagem do sistema diretamente do site do Google:

https://dl.google.com/chromeos-flex/images/latest.bin.zip

Descompacta ela e usa o Balena Etcher ou outro de sua preferência para fazer o pendrive bootável. Acho que o Ventoy não funcionaria nesse caso, mas vale ao teste.

Mais informações em: 1: criar o instalador USB - Ajuda do ChromeOS Flex

2 curtidas

O Ventoy funciona, cheguei a realizar testes a respeito
Mas utilizar o Ventoy tem uma limitação que não será perguntado se deseja instalar o sistema, sendo possivel apenas rodar o Chrome OS Flex em modo live

Caso ainda assim seja de interesse de alguem utilizar o ventoy, terá de seguir o seguintes passos:

1 - Baixar o arquivo através do link enviado anteriomente
2 - Descompactar o arquivo, que deve retornar um arquivo .bin
3 - renomear a extensão .bin para .img (NÃO é necessário realizar nenhum procedimento de conversão, apenas renomear)
4 - copiar para o pendrive com Ventoy
5 - Aproveitar o modo live

1 curtida

Tem o Fyde OS também que é semelhante ao Chrome Os. Veja se consegue baixar e testar. Se não me engano, Dio tb já fez um vídeo sobre esse sistema.

Quando você testar , trás um artigo nos contando sua experiência no sistema do Google pra gente

eu acho que vou me encaixar no Os Flex.

eu sou um usuário web… tipo, todo tipo de software que eu uso está na nuvem.

eu trabalho fazendo anúncios no google ads, eu nem uso software pesados, ou uso aplicativos específicos.

todo meu trabalho é usando aplicativos do google.

estou usando um “Pc normal” pc que quando comprei veio com Windows.

realmente, testei aqui usando eses comando e não deu certo.

Baixou a imagem ? Usa o Balena encher e seja feliz

O Chrome OS a interface gráfica roda em cima do navegador chrome, mas será que presta, testa ai e vem dizer aqui no fórum se é uma boa.

Pra quem disse do Fydeos, testei novamente o sistema e tive a impressão de estar parado.
Não sei se é de propósito a decisão pela fornecedora de não seguir as atualizações da Google, devido ser um sistena “baseado” e não uma cópia fiel.

Mas não está com a mesma aparência e também não faz a ativação da Play Store facilmente como era na primeira vez que testei. Era só encontrar o ícone do android e next, next e finish.

Três dias atrás quando testei você tinha que fazer a configuração manual e ainda assim tinha algum Bug que não mostrava a loja e precisaria fazer mais alguns procedimentos manuais. Devido o tanto de gato que precisava fazer desisti… :sweat_smile:

Vou esperar a Google ter a brilhante ideia de liberar a Play Store no Flex mesmo!
Paciência… :man_shrugging:

1 curtida

Na verdade, não mais, sistema e navegador agora são coisas separadas.

O Design do sistema usa o Material You também, então parece com o Chrome, mas não é o mesmo Software. Atualmente, graças ao Linux Integrado (e o suporte a Android no caso do Chrome OS de fato), dá pra usar até outros browsers.

Obrigado pelo retorno. Acho que interessante é ficar no Flex mesmo, né?