Eu queria usar o WinBoat para alguns testes mas tive um problema

Sou usuário de Linux há bastante tempo, mas apenas de forma casual, sem ser profissional de TI nem nada do tipo. Estou cursando Engenharia Mecânica e preciso usar o SolidWorks no meu notebook para a modelagem de peças.

Como o SolidWorks só existe para Windows, pesquisei alternativas e vi no canal Diolinux a ferramenta WinBoat, que usa camadas de compatibilidade para rodar programas Windows no Linux.

Eu decidi testar o WinBoat, e a tela do programa ficou com algum tipo de problema de exibição, como mostra a imagem anexada.

Gostaria de saber se é possível e se vale a pena usar o SolidWorks para meus estudos com essa ferramenta, e se esse problema de tela tem relação com o meu hardware.

A configuração do meu notebook é a seguinte:

Processador: Intel Core i3 1215U.
Placa de Vídeo: Intel UHD Graphics (integrada).
Memória RAM: 12 GB DDR4 3200 MHz.
Armazenamento: SSD NVMe Kingston NV3.
Sistema Operacional: Zorin OS 17.3.

Considerando essa configuração, especialmente a placa de vídeo integrada, e considerando o problema de exibição que encontrei, faz sentido tentar usar o SolidWorks via WinBoat para projetos de Engenharia Mecânica? O desempenho seria aceitável ou é mais seguro e recomendado usar o Windows (via Dual Boot por exemplo ‘eu realmente não queria ter que fazer isso kkkkk’)?

Olá!

Não sei qual versão do SolidWorks você utiliza, porém esse é um tipo de programa que exige bastante da máquina e acho que o dual-boot é a melhor opção pra você. Qualquer outra solução vai passar por virtualização e você vai ficar dividindo a pouca RAM que você já tem para está aplicação entre dois ambientes.

2 curtidas

Como o amigos comentou antes, é um softwate que exige bastante. Como você tem um processador dual core, a melhor abordagem seria:
A) Usar dua boot
B) Buscar uma alternativa nativa para Linux.

1 curtida