Eu queria usar o WinBoat para alguns testes mas tive um problema

Sou usuário de Linux há bastante tempo, mas apenas de forma casual, sem ser profissional de TI nem nada do tipo. Estou cursando Engenharia Mecânica e preciso usar o SolidWorks no meu notebook para a modelagem de peças.

Como o SolidWorks só existe para Windows, pesquisei alternativas e vi no canal Diolinux a ferramenta WinBoat, que usa camadas de compatibilidade para rodar programas Windows no Linux.

Eu decidi testar o WinBoat, e a tela do programa ficou com algum tipo de problema de exibição, como mostra a imagem anexada.

Gostaria de saber se é possível e se vale a pena usar o SolidWorks para meus estudos com essa ferramenta, e se esse problema de tela tem relação com o meu hardware.

A configuração do meu notebook é a seguinte:

Processador: Intel Core i3 1215U.
Placa de Vídeo: Intel UHD Graphics (integrada).
Memória RAM: 12 GB DDR4 3200 MHz.
Armazenamento: SSD NVMe Kingston NV3.
Sistema Operacional: Zorin OS 17.3.

Considerando essa configuração, especialmente a placa de vídeo integrada, e considerando o problema de exibição que encontrei, faz sentido tentar usar o SolidWorks via WinBoat para projetos de Engenharia Mecânica? O desempenho seria aceitável ou é mais seguro e recomendado usar o Windows (via Dual Boot por exemplo ‘eu realmente não queria ter que fazer isso kkkkk’)?

Olá!

Não sei qual versão do SolidWorks você utiliza, porém esse é um tipo de programa que exige bastante da máquina e acho que o dual-boot é a melhor opção pra você. Qualquer outra solução vai passar por virtualização e você vai ficar dividindo a pouca RAM que você já tem para está aplicação entre dois ambientes.

2 curtidas

Como o amigos comentou antes, é um softwate que exige bastante. Como você tem um processador dual core, a melhor abordagem seria:
A) Usar dua boot
B) Buscar uma alternativa nativa para Linux.

1 curtida

Na verdade, meu processador possui 6 núcleos, e no meu caso não tem como ser outra alternativa senão usar o SolidWorks mesmo, infelizmente.

Queria ao menos testar o WinBoat alguém sabe o que houve pra mim que nem abriu direito o programa?

1 curtida

Estou com o mesmo problema em questão do Winboat, já tenho todos os requisitos porém quando executo o AppImage abre uma janela escura igual a sua, e não acontece nada.

Erro meu, é décima segunda geração, 2 P Cores + 4 E Cores, então em tese é possível sim virtualizar sem tantos problemas, apenas tem que ser um pouc o conservador no uso de memória RAM. Você instalou usando o AppImage, .deb ou a versão em .tar.gz? Por acaso você habilitou na BIOS o recurso de virtualização?

Habilitou a virtualização de hardware na BIOS? Vi que você está no Pop!_OS, testou instalar a versão em .deb? Em teoria essa versão já lida com qualquer dependencia extra que você possa estar esquecendo

Olá!

Lembrando que o winboat não é camada de compatibilidade que lê e traduz binários em tempo real como wine e etc. É máquina virtual.

Sendo assim, por excelência você ja tende a perder performance pela virtualização e ainda mais sem otimização para poder acelerar gráfico consumindo recursos do hospedeiro.

o Solidworks ficará realmente pesado ou sem conseguir utilizar todos os potenciais de API gráficas no mínimo baseadas em opengl pra mesh 3d.

No caso, o caminho é freeCAD para ter performance e certa similaridade ao Solid. Mas se é essencial o Solid, então o caminho é dualboot. Pois mesmo que você passe a utilizar qemu ou virtualbox para ainda tentar utilizar passthrough e expor o 3D eficientemente terá que ter mais placa de vídeo, ou versão de placa bem mais atual e etc.

1 curtida

Pode ser que você consiga utilizar uma versão antes da versão v0.8.0. Isso é devido a Versão da lib GLIBC_2.38 que é requirida, para utilizar dispositivos USB não genéricos.
Caso você não necessite de usar tais dispositivos. As versões anteriores deve te atender.
De acordo com DistroWatch.com: Zorin OS o Zorin os 17 utiliza a versão 2.42, e na versão beta do 18, passa à usar a versão 2.39 possivelmente nela vai conseguir utilizar sem problemas.

Tive esses mesmos problemas quando tentei fazer a instalação, mas como depende de usar drivers de impressoras e plotters. Por enquanto vou me manter no dual boot(Infelizmente).

Acabei optando pelo dual boot também, infelizmente mesmo com tantas ferramentas de compatibilidade que tem hoje em dia, certas tarefas não tem jeito mesmo, senão utilizar no próprio Windows.

Muito obg quem tentou ajudar aí e recomendou o dual boot mesmo.

Concordo com sua colocação amigo.

Tem uma característica do WinBoat que não estão dando o devido valor, ele funciona super bem pra muito aplicativo, porém tem um tipo de aplicativo que ele não suporta e dificilmente vai suportar um dia: Aplicativos que dependem de GPU

1 curtida

O grande “gargalo” do Winboat é GPU. Sem uma boa GPU e a devida habilitação da Aceleração 3D. Vai ter problemas em rodar programas que necessitem de gráfico.

Essas IGPUs Intel UHD Graphics, Intel Iris UHD, são mais limitadas em termos de processamento gráfico. De modo que, até no Windows, para aplicações que exijam mais GPU irão apresentar um desempenho mediano ou inferior. Se precisa usar aplicações que exijam GPU para um bom funcionamento, o melhor caminho (que nem sempre é o mais fácil / viável) é procurar por um equipamento com uma configuração mais adequada para tais aplicações. Assim sendo até um sistema virtualizado tende a rodar com melhor eficiência.

No seu caso, por exemplo, como bem sinalizada a solução, é usar dualboot com o Windows 10 e o Linux.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.