Eu que fiz: Sombrero File Search — o "Agent Ransack do Linux" que eu precisava e não existia

Olá, pinguins! :penguin:

Sou médico no interior de Santa Catarina e mantenho um homelab caseiro que cresceu até virar um acervo de 13 discos. Quando migrei de vez pro Linux, a ferramenta que mais senti falta foi o Agent Ransack — aquele buscador de arquivos do Windows que procura dentro do conteúdo, ao vivo, sem depender de índice.

No Linux, as opções me deixaram na mão: o FSearch é excelente, mas só busca por nome; o Catfish lê conteúdo, porém é lento; e os que leem conteúdo de verdade (Recoll, DocFetcher) são indexadores pesados, que respondem de um banco de dados que só é tão atual quanto a última varredura.

Então eu construí o que faltava. É software livre (GPL), e chama Sombrero File Search (SFS).

O que ele faz de diferente:

• Busca viva por nome E conteúdo, com expressões booleanas — laudo AND (2019 OR 2020) NOT rascunho — e os resultados aparecem com as linhas que casaram já destacadas.
  • Sem índice, sem daemon. O que ele mostra é o que está no disco agora. Usa ripgrep e fd quando existem, e cai num modo Python puro quando não existem — com testes provando que os dois motores devolvem resultado idêntico.
  • Acha e exporta, nunca destrói. Não é um gerenciador de arquivos: ele encontra e te ajuda a tirar os arquivos dali (arrastar-e-soltar que só copia, “Copiar para…” com fila e verificação de destino). Não tem apagar, mover nem renomear — de propósito, e garantido por teste.
  • Feito para hardware real e feio: consciência de discos SMR, ritmo de escrita pra um pendrive lento não travar o desktop, aviso quando um NAS de rede para de responder, e um caçador de duplicatas que nunca confunde hardlink com cópia.