Eu que fiz: Parser — um Debian de verdade no bolso (com sync pro PC)

Fala, pessoal! Sou desenvolvedor solo e vim mostrar meu projeto: o Parser, um app que coloca um Debian real rodando no Android com terminal, apt e sincronização bidirecional com o PC.

A motivação é bem simples e acho que muita gente aqui vai se identificar: eu queria ter um Linux de verdade no bolso. Não um “terminal” de mentira, não SSH num servidor, um Debian stable-slim rodando local, onde eu posso dar apt install e continuar trabalhando de onde parei no PC.

Como funciona

• PRoot, não VM nem chroot: como o Android não dá root, montei um rootfs Debian (arm64, stable-slim) com PRoot syscall translation em userspace, sem privilégios. Roda em qualquer aparelho.
  • apt de verdade: vem com git, bash, curl, openssh-client, nano, wget, ping, node 22 e adb pré-instalados. Precisou de mais alguma coisa? apt-get install e pronto.
  • Sync com o PC: na mesma rede Wi-Fi, celular e computador conversam direto (nada sai da sua rede). Fora de casa, o tráfego passa por um broker com criptografia de ponta a ponta (AES-256-GCM). Se os dois lados editarem o mesmo arquivo, a edição recusada vira tela de conflito nada de merge silencioso.
  • Pareamento por QR: o PC mostra um QR e o celular pareia sozinho, sem digitar IP/porta/token.

O que foi mais difícil

Manter o terminal vivo com a tela apagada. O Android (e as fabricantes, cada uma do seu jeito) mata processo em background sem dó: foreground service, wakelock parcial, economia de bateria… o código mais chato do projeto não é o terminal, é sobreviver ao sistema.

A outra lição: dev fareja interface fake de longe. Tudo aqui é o terminal real, sem maquiagem.

Estado atual

O app está publicado e gratuito pra baixar e testar: parser.grolv.com.br/download

Aceito feedback, crítica e pergunta técnica especialmente de quem já brincou com PRoot/chroot no Android: onde vocês emperraram?

Alexsander, desenvolvedor do Parser (GROLV)

bacana o projeto, vou testar,
lembro que faz bastante tempo que usei o thunkable,
ele usava blocos para programar,
mas agora com IA isso vai ser passado
:mouse_trap:

Valeu! Testa sim e me fala o que achou.

Boa lembrança do Thunkable. O Parser vai na direção oposta: nada de blocos, é terminal e código de verdade rodando no celular. A IA entra como assistente dentro desse ambiente real, não como substituta do código.

(postagem excluída pelo(a) autor(a))