Eu gostaria de uma ajuda sobre o meu computador é que ele tem 4G ram

Eu gostaria de uma ajuda sobre o meu computador é que ele tem 4G ram, placa mãe é g31m es2l rev 2.0, com gd de 1T, com processador e 7500 eu quero uma distro boa

debian com kde,eles tem a iso modo live no site,com instalador grafico,é um kde que nao consome tantos recursos e a base do debian tem um suporte enorme e nao quebra por nada,vale testar e ver se funciona bem no seu computador

Linux Mint Cinnamon deve lhe atender bem.

Ultimamente tenho ouvido relatos muito bons do Linux Lite. Ainda não testei pessoalmente, mas parece que essa nova versão 8.0 está excelente para PCS antigos e fracos.

Escolher uma distro leve é importante, mas mais do que isso aqui vai um conselho de alguém que usou por bastante tempo um computador com 4GB de ram. Configure ZRAM!

Makesola ! Seja muito bem-vindo ao mundo Linux!

Esse seu computador é um clássico guerreiro. A placa-mãe G31M-ES2C/ES2L combinada com o processador Core 2 Duo E7500 e 4GB de RAM ainda tem muita lenha para queimar, desde que você escolha o sistema operacional com o “motor” certo. Com 4GB de RAM e um HD tradicional de 1TB, o segredo é fugir de interfaces pesadas (como o GNOME padrão do Ubuntu) e focar em interfaces ultra-leves, como o XFCE.

Olhando para a sua configuração, aqui estão as duas melhores opções para dar uma vida nova e deixar o seu PC voando para navegar na internet, estudar e ver vídeos:

1. Linux Mint (Edição XFCE) — A melhor opção para quem está começando

O Linux Mint é disparado o sistema mais recomendado para iniciantes, e a versão com a interface XFCE foi feita sob medida para computadores como o seu.

• Por que é perfeito para você: O visual dele lembra muito o clássico Windows 7/10, então você não vai se sentir perdido. Ele já vem “pronto para o uso” com navegador, player de vídeo, pacote de escritório (Word/Excel alternativos) e uma loja de aplicativos onde você instala tudo com apenas um clique.

• Consumo de recursos: O XFCE é extremamente leve para o processador Core 2 Duo e vai deixar quase toda a sua memória RAM de 4GB livre para você abrir abas no navegador.

• Dica de ouro: Baixe a versão estável mais recente do Linux Mint XFCE (64-bit).

2. Debian GNU/Linux (com interface XFCE) — A estabilidade e leveza definitivas

Se você quer um sistema que seja ainda mais leve e que nunca quebre, o Debian é o “pai” de muitas distribuições (inclusive do Ubuntu) e funciona como um tanque de guerra em hardwares antigos.

• Por que é perfeito para você: O Debian é conhecido mundialmente por sua estabilidade impecável. Ele não fica rodando processos inúteis em segundo plano, o que vai ajudar muito o seu HD de 1TB a não ficar sofrendo com lentidão ou o famoso “disco em 100%”.

• Consumo de recursos: É ainda mais limpo que o Ubuntu/Mint. Ao iniciar o PC, ele vai consumir menos de 500MB da sua memória RAM.

• Dica de ouro: Na hora de instalar, o assistente vai te perguntar qual interface você deseja. Marque a opção XFCE (e desmarque o GNOME) para garantir o desempenho máximo.

:light_bulb: Um conselho extra de amigo para o seu Hardware:

Como você está usando um HD de 1TB, qualquer sistema moderno (até mesmo o Linux) pode demorar um pouquinho para iniciar completamente por causa da velocidade mecânica do disco.

Quando tiver a condição favoravel, compre um SSD básico de 120GB ou 240GB para colocar o sistema operacional nele e deixe o seu HD de 1TB apenas para guardar seus arquivos pesados (filmes, fotos, jogos). Juntar o Linux XFCE com um SSD vai fazer esse seu Core 2 Duo parecer um computador recém-saído da loja!

Pode ir sem medo em qualquer uma dessas duas opções. Se precisar de ajuda para criar o pen drive de instalação, é só gritar aqui no tópico! Qual vai ser o seu escolhido para o teste?

Imagino que qualquer distribuição de base Debian (pelo suporte a hardware antigo e estabilidade) com ambiente gráfico leve ou mediano deve se sair bem nessas especificações. Mas, de um modo geral, eu recomendaria:

• Linux Mint (com Mate ou Cinnamon) :

All versions - Linux Mint

• Bodhi Linux:

Download - Bodhi Linux

• Zorin:

Download - Zorin OS

• Elive (Tem as versões comuns, mas, qualquer coisa, tem a versão específica para máquinas antigas):

Elive Downloads

Eu testaria as quatro e veria qual melhor se encaixa no seu hardware e uso.

Lembrei do Legacy OS:

Lembrando que escolher programas mais leves também é importante.

Se você quer uma distro facil de usar, Mint XFCE. E para deixar o sistema melhor, pode seguir esse artigo, que é direcionado para máquinas mais fracas:

Eu diria que XFCE + SSD não transforma o computador em uma máquina nova, mas pode transformar uma máquina quase inutilizável em uma máquina perfeitamente utilizável para o dia a dia.

XFCE e SSD fazem uma diferença enorme em máquinas antigas, principalmente se ela ainda estiver usando HD mecânico. Mas acho importante alinhar as expectativas.

O SSD vai deixar o sistema muito mais responsivo e o XFCE consome poucos recursos, então tarefas básicas como navegar, editar documentos e assistir vídeos leves podem ficar bem mais agradáveis. Por outro lado, um Core 2 Duo continua sendo um processador antigo e ainda vai sentir o peso de sites modernos, muitas abas abertas e aplicações mais exigentes.

Eu iria no Mint XFCE ou talvez Debian com XFCE.

Eu já disse algumas vezes aqui no fórum. Linux não faz milagre com hardware antigo. Pode até deixar mais utilizável mas não vai deixar milagrosamente mais rápido se o hardware for muito antigo ou fraco. E também acho válido alinhar expectativas.

Aos colegas que estão acompanhando o tópico e, especialmente, ao Makesola: para não desviar o foco do assunto principal — que é ajudar o nosso amigo a extrair o melhor desempenho do Core 2 Duo dele —, vamos manter a discussão no campo prático.

Como o rapoelho:speech_balloon: mencionou muito bem ao indicar o artigo sobre a ‘Máquina perereca’ do Viva o Linux, o segredo do open-source em hardware antigo é a otimização de expectativas e realidade. Uma máquina com placa G31 e 4GB de RAM não vai se transformar em um PC gamer de última geração, e ninguém aqui afirmou isso. O ponto central é que a combinação de um SSD de entrada com o Linux Mint XFCE ou Debian MATE/XFCE devolve a dignidade para o uso diário.

O sistema fica ágil para abrir ferramentas locais, o gerenciamento de arquivos voa e o consumo de RAM inicial cai para a casa dos 400MB a 500MB, deixando os 4GB livres para o que realmente pesa hoje em dia: o navegador de internet. Sites modernos e pesados vão exigir do processador? Com certeza. Mas a experiência geral de uso deixa de ser um teste de paciência travado em disco 100% (como acontece no Windows moderno em HD mecânico) e passa a ser uma máquina de estudos e produtividade totalmente viável e prazerosa de usar.

Makesola, se você optar pelo Mint XFCE, depois de instalar, dá um grito aqui que te passo uns ajustes de swapiness e desativação de efeitos visuais para deixar o sistema ainda mais responsivo no seu processador E7500. Foca no SSD e na interface leve que o resultado vai te surpreender!

Olha eu sou novo nesse tipo de coisa mas já testei distros e posso lhe falar que o Linux mint cinnamon pode lhe atender muito bem ou até às você quiser uma experiência mais difícil mas ainda sim fácil eu recomendo o Debian Trixie xfce ou cinnamon mesmo vai funcionar bem mas não duvida vai se Linux mint cinnamon mesmo

Boa tarde. Concordo com o que o amigo falou lá em cima. Instale o Linux Mint XFCE primeiro e se familiarize com o sistema antes de mais nada. Depois de algum tempo, se desejar, migrei para o Debian 13 XFCE, pois ao meu ver é a melhor opção de todas, por ser a distro Linux mais abrangente de todas. Se precisar de ajuda, está pedir aqui pois estou ao inteiro dispor para ajudar. Um abraço.

tanto pra computador fraquim, tanto pra computador parrudão… Debian com XFCE é a melhor opção! :sweat_smile: :rofl:

Eu iria de Debian. Tutorial nos links abaixo:

atualmente nenhuma distro moderna vai funcionar bem em tão pouca memória, a menos que vc vá usar ele como servidor de alguma coisa ou terminal remoto…
mas eu imagino que vai querer usar ele como desktop, estação de trabalho, não é mesmo?

então o melhor para você é colocar mais memória nele, deixe ele com pelo menos 16GB de RAM, aí não tem mais que se preocupar, qualquer distro vai funcionar

o melhor mesmo é colocar mais RAM, ao invez de fizar fazendo paliativos… você só perde tempo e no final fica frustrado

Computador muito bom para uso profissional/empresarial.

Meu 1° computador foi um Compaq similar que comprei com bolsa de monitoria no ensino médio no Instituto Federal há 10 anos atrás.

1- Recomendo o Debian com interface gráfica Cinnamon

2- OpenSuse com interface gráfica KDE

3- Tiger OS para apoiar o Brasil na Copa.