Olá pessoal! Tava querendo formatar meu notebook, porém esbarrei com um problema muito chato que ocorreu quando eu estava transformando meu pen drive em um pen drive bootável. O programa que sempre utilizei pra fazer isso foi o balena-etcher e nunca tive nenhum problema, no entanto, o processo falhou e agora eu não consigo mais utilizar meu pen drive.
Pesquisei muito sobre isso na internet e vi que é bem “comum” esse problema acontecer no etcher até vi um tutorial deles ensinando a como se recuperar o dispositivo que o etcher “estragou”, porém nada funciona, vou descrever abaixo o que eu já achei durante minhas pesquisas e que não funcionaram.
- DISKPART
Um familiar meu possui um computador com windows, fui na casa da pessoa e tentei limpar o pendrive utilizando o DISKPART do windows, essa é uma das possíveis que o balena colocou em seu tutorial, porém não funcionou, o windows reconhece o pen drive ele aparece na lista do comando list disks porém não consigo selecionar e muito menos limpar, assim que eu coloco o pen drive no computador ele aparece na lista do diskpart depois de 1 minuto ele some.
- Gerenciamento de Dispositivos
Esse é uma outra solução que vi na internet que mostra como formatar o pen drive utilizando a ferramento “Gerenciamento de dispositivos” do windows, porém sem sucesso.
dd if=/dev/zero of=/dev/xxx bs=512 count=1 conv=notrunc
Esse comando é das soluções apontada pelo balena no tutorial que pode ser feita no linux, porém sem sucesso. Quando eu executo o comando no terminal ele passa um tempo e depois da os seguinte erros →
dd: failed to open '/dev/sda': No medium found
dd: failed to open '/dev/sda': No such device or address
- GParted
Tentei o utilizar GParted no linux pra formatar o pen drive, mas sem sucesso.
Enfim, tentei de várias formas, já pensei em jogar o pen drive fora, mas acredito que talvez tenha solução porquê tanto o linux quanto o windows reconhecem o pen drive, identificam o nome, mas eu acho que o sistema não consegue montar o pen drive, pois assim que eu coloco o sistema reconhece e depois ele desaparece.
Quando coloco o pen drive no computador, eu consigo vê lo utilizando a ferramenta “Discos” do linux, eu vejo isso →
Alguém me ajuda por favor?