Etcher estragou meu pen drive

Olá pessoal! Tava querendo formatar meu notebook, porém esbarrei com um problema muito chato que ocorreu quando eu estava transformando meu pen drive em um pen drive bootável. O programa que sempre utilizei pra fazer isso foi o balena-etcher e nunca tive nenhum problema, no entanto, o processo falhou e agora eu não consigo mais utilizar meu pen drive.

Pesquisei muito sobre isso na internet e vi que é bem “comum” esse problema acontecer no etcher até vi um tutorial deles ensinando a como se recuperar o dispositivo que o etcher “estragou”, porém nada funciona, vou descrever abaixo o que eu já achei durante minhas pesquisas e que não funcionaram.

1. DISKPART

Um familiar meu possui um computador com windows, fui na casa da pessoa e tentei limpar o pendrive utilizando o DISKPART do windows, essa é uma das possíveis que o balena colocou em seu tutorial, porém não funcionou, o windows reconhece o pen drive ele aparece na lista do comando list disks porém não consigo selecionar e muito menos limpar, assim que eu coloco o pen drive no computador ele aparece na lista do diskpart depois de 1 minuto ele some.

1. Gerenciamento de Dispositivos

Esse é uma outra solução que vi na internet que mostra como formatar o pen drive utilizando a ferramento “Gerenciamento de dispositivos” do windows, porém sem sucesso.

1. dd if=/dev/zero of=/dev/xxx bs=512 count=1 conv=notrunc

Esse comando é das soluções apontada pelo balena no tutorial que pode ser feita no linux, porém sem sucesso. Quando eu executo o comando no terminal ele passa um tempo e depois da os seguinte erros →
dd: failed to open '/dev/sda': No medium found
dd: failed to open '/dev/sda': No such device or address

1. GParted

Tentei o utilizar GParted no linux pra formatar o pen drive, mas sem sucesso.

Enfim, tentei de várias formas, já pensei em jogar o pen drive fora, mas acredito que talvez tenha solução porquê tanto o linux quanto o windows reconhecem o pen drive, identificam o nome, mas eu acho que o sistema não consegue montar o pen drive, pois assim que eu coloco o sistema reconhece e depois ele desaparece.

Quando coloco o pen drive no computador, eu consigo vê lo utilizando a ferramenta “Discos” do linux, eu vejo isso →

Alguém me ajuda por favor?

Tentou recriar tabela de partição do pendrive?

1 curtida

Tentei sim, mas não funciona

Mostra o erro ou o que acontece ao tentar recriar a tabela de partição

1 curtida

Já tentou, usando o Rufus, criar um pendrive bootável com alguma distro Linux ou mesmo Windows?
Talvez, o Rufus consiga corrigir o “estrago” feito pelo Balena Etcher.

Se o pendrive está sendo reconhecido, com certeza, há uma solução.

1 curtida

Eu já usei esse do link abaixo, só que é pra Windows:

1 curtida

Apague todas as partições ou crie uma partição onde diz “Free Space”

1 curtida

Eu sempre uso esse quando tem algum problema p formatar o pendrive, só p windows

1 curtida

Testei e não funcionou, no windows o pen drive aparece como um dispositivo no “Gerenciamento de Disco” em “Gerenciamento de Computador”, porém ele aparece e depois de um tempo some, acontece a mesma coisa no linux, quando eu coloco o pen drive ele aparece depois some, nesse tempo que ele está visível eu consigo ver tudo todas as partições, mas não consigo fazer nada.

O não funcionar que eu digo, não é que o programa que você indicou deu errado, só não apareceu na lista dos dispositivos selecionáveis, então nem deu pra usar na realidade

Não consigo apagar as partições

Testei também e é a mesma história do HDDGURU, não é que não funcionou o programa não reconheceu o pen drive, então não conseguia selecionar ele no programa

1 curtida

Tentei também, o Rufus é o único que estava reconhecendo, mas não conseguia formatar ele pelo Rufus, o programa travava e depois dizia que o dispositivo não existia, pelo mesmo motivo dos outros programas que me indicaram, quando eu coloco o pen drive no PC ele reconhece, mas depois de um tempo desaparece é como se ele tivesse sido ejetado

1 curtida

Já passei por algo assim e recuperei ele usando um MacBook.
A ferramenta Disk do Mac resolveu.
Se você conhecer alguém que tenha um Mac, pode tentar.

Mas, às vezes, quebramos cabeça e perdemos tempo com algo que não compensa. Se for um pendrive simples, mais barato, vai ser mais rápido e prático você comprar outro do que passar horas tentando.

2 curtidas

Tenta abrir o log do sistema em tempo real, conectar o pendrive e ver as informações. Continue monitorando até o pendrive ser desconectado.

sudo journalctl -f

Também durante o monitoramento, tente o comando do dd e veja se aparecem mensagens de erro no log, especificamente se o dispositivo é somente-leitura.

Por último, tem algumas opções mega avançadas com o programa hdparm pra tentar recuperar, mas vai depender do tipo de erro que está acontecendo.

1 curtida

Amigo, pendrive tem um limite de escrita, se seu pendrive for aquele guerreiro pra qualquer instalação de SO(principalmente se vc sempre formata ele com rufus, balena etc pra testar distro ou pra instalar nosvos SOs), pra levar arquivos pra lá e pra cá, etc é bem provável que ele já tenha chegado ao fim de vida.

1 curtida

Esse pendrive eu ganhei de um amigo, so usei pra salvar uns arquivos e tava guardado ai lembrei dele porque precisava formatar o PC

Rapaz já to começando a aceitar que perdi um pendrive de 32gb novo kkkkkk

error -110 indica que não possível suprir energia para o pendrive. Ao meu ver o pendrive está com algum curto circuito, ou então a porta USB está com defeito de não conseguir suprir energia elétrica para o dispositivo.

Como recomendação é testar o pendrive em outro computador para ver se continua com o problema de erro -110, daí é falha do pendrive. Caso contrário, é falha na porta usb do seu computador/notebook.

2 curtidas

Suponho que não seja problema na porta do computador porque, na descrição do problema, ele relatou que tentou em outro computador com Windows. Então, se for realmente isso, poderia ser no próprio pendrive, como você mencionou antes,.

1 curtida