Segue a matéria escrita por Pedro Zambarda.
Godot fez marketing para caramba nessa crise
Re-Logic, estúdio do game Terraria, anunciou em 19 de setembro que fará uma doação de US$ 100 mil para Godot e FNA, dois motores gráficos de código aberto que são concorrentes diretos da Unity. Numa publicação no X (antigo Twitter), os desenvolvedores explicam que não apoiam as novas taxas da Unity.
Acusam as mudanças de serem “predatórias”, com a intenção de “espremer [o dinheiro de] publicadoras, estúdios e gamers”. Assim tomaram a decisão de apoiar outros motores gráficos, para que eles continuem a funcionar da mesma maneira e servir como uma boa opção de desenvolvimento.
“A equipe da Re-Logic esteve acompanhando as notícias da Unity com interesse e tristeza. A perda de um motor gráfico, que era líder no mercado e amigável aos usuários, para as forças sombrias que impactam negativamente a indústria de games nos deixou consternados. Apesar de não usarmos a Unity (exceto para poucos elementos para console e mobile), sentimos que não podemos ficar parados em relação a essas mudanças predatórias contra todos os estúdios.
Nós condenamos e rejeitamos as recentes mudanças de taxas que foram propostas pela Unity e como eles lidaram com isso. A maneira brusca em que anos de confiança na Unity foram jogados fora para dar espaço a outro jeito de espremer [o dinheiro de] publicadoras, estúdios e gamers é a parte mais triste. O fato de que essa mudança era totalmente desnecessária ainda leva a situação à categoria de tragédia — que a indústria não esquecerá tão cedo.
Fonte : DropsdeJogos