Estudando BTRFS - Meu OS está usando apenas o HDD e deixando os SSDs vazios e ociosos

Estou estudando o BTRFS e estou tendo alguns problemas com a configuração que fiz.

Boa noite pessoal! :smiley:

Primeiramente, meus discos são:

• /dev/sda - Samsung EVO860 (500GB)
  • /dev/sdb - Kingston A400 (240GB)
  • /dev/sdc - Seagate Barracuda (1TB - 64MB - 7200RPM)
  • /dev/sdd - Toshiba P300 (2TB - 64MB - 7200RPM)

O problema é: Todos os dados estão sendo alocados no Barracuda (HDD) e por isso sinto o sistema lento, além de praticamente não usar o A400.
Não está funcionando como eu imaginava/queria que fosse.

Meu objetivo é:

• EVO: EFI, SWAP, ROOT
  • A400: “cache” para o Barracuda
  • Barracuda: /HOME
  • P300: TimeShift (Via Snapshots ou RSync, tanto faz, o objetivo é ser ter backup confiável)

Inicialmente eu instalei o Manjaro com auxilio do Architect, fiz uma instalação mínima.
Criei 3 partições dentro do EVO: a EFI, a SWAP e uma BTRFS.

• EFI por causa da inicialização do sistema, achei mais prático dessa forma;
  • SWAP, eu prefero numa partição a parte devido ao meu uso intenso em projeto grandes com apps de design gráfico, como o Krita, por exemplo;
  • BTRFS para o Manjaro.

O Architect, nesse momento, me sugeriu criar “divisões” (não lembro se foi exatamente o termo >subvolumes< por isso as áspas) para @, @home e @var, eu aceitei, pois esse era o objetivo desde o inicio.

Depois com o sistema instalado, usei o comando:

$ btrfs device add /dev/sdb /dev/sdc

para adicionar a “pool” os discos A400 e Barracuda.
Imaginei que o BTRFS faria um controle inteligente dos discos, sem a necessidade d’eu interferir nele em mais nada.
Porém, o que notei é que após rodar o comando:

$ btrfs filesystem balance /

ele jogou todos os dados para o Barracuda, deixando poucos GB no EVO, o meu disco mais rápido, e praticamente 0 no A400.

Antes do Balance:

Percebam que o uso do EVO (/dev/sda3)

Após o comando Balance:

Acho que meu erro foi ter usado o comando: