Estratégia para organização de mídias digitais - fotos e vídeos

Eu vim desenvolvendo essa estratégia ao longo dos anos. A partir de ideia simples de manter cada evento em uma pasta, eu implementei uma estratégia com ideias e dicas minhas e de outras pessoas. Desse modo fica fácil agrupar fotos, mesmo que de diferentes dispositivos e pessoas, pois em uma pasta todos os arquivos estarão correlacionados.

Da completa bagunça à organização

1 Dividir para conquistar

Bem, ninguém começa a salvar as fotos de uma maneira organizada. É algo que aos poucos vai se avolumando e quanto vemos está uma completa bagunça, com uma pasta com milhares de arquivos, impossível de achar algo em específico. Se as datas dos arquivos estiverem coerentes, filtre por data de modificação, ou mesmo por nome, desde que o nome do arquivo contenha a data. Isso deve resolver 90% dos casos.
Crie uma pasta para cada ano e vá movendo os arquivos daquele ano para aquela pasta. O objetivo é deixar nessa pasta bagunçada apenas os casos “difíceis”.
Separe novamente em meses com dois dígitos (ex pasta 01 para janeiro e 06 para junho). Dentro do mesmo mês já será possível perceber os eventos que aconteceram.
Crie então algumas pastas vazias com um nome qualquer. Quando identificar um evento, por exemplo o aniversário do Carlos, mova alguns arquivos para lá e então renomeie a pasta com o nome memorável e mais a data, por exemplo, “2019.05.20 Aniversário do Carlos”

2 Ajuste fino

Uma vez dentro do mesmo evento, já dá para, por exemplo, apagar fotos ruins desde que haja outras boas. Também entre fotos muito parecidas, dá para manter apenas a melhor. Se vc fez um videozinho comemorativo ou postou algo numa mídia social, aproveite para depois salvar essa mídia editada também no seu acervo!

3 Fotos “nada a ver”

Vai ficar fácil diferenciar fotos historicamente importantes (como essas de aniversários ou viagens) de imagens “nada a ver”, como por exemplo foto da comida que foi pedida pelo aplicativo no dia 12/09/19. Se for sua preferência, deixe uma pasta dos “nada a ver”. Uma coisa que percebi organizando as fotos reveladas de mais de 20 anos é que muitas vezes registramos eventos especiais mas poucas vezes registramos um dia comum, sendo que as fotos/vídeos de um dia comum são muito mais reveladoras sobre o passado, especialmente quando queremos lembrar de uma pessoa especial que já partiu. Isso é algo que não se percebe o valor em uma semana, mas vira ouro depois de 10 anos!

4 Nomenclatura das subpastas

AAAA.MM.DD-DF Descrição memorável
AAAA = Ano com quatro dígitos
MM = Mês com dois dígitos
DD = Dia inicial com dois dígitos.
DF = Dia final (Opcional). Usado no caso de algum evento que se estende por mais de um dia, mas não vale a pena criar várias pastas para os dias separados.
Descrição memorável = Uma pequena descrição dos eventos do dia, pois vc pode querer agrupar eventos diferentes no mesmo dia na mesma pasta, caso não valha a pena dividir em pastas

Para saber se vale a pena dividir eventos longos (por exemplo uma viagem) em pastas para os diferentes dias, eu vejo se há muitas fotos. Se houver por exemplo 10 fotos em dois dias de uma viagem de final de semana, eu as deixo agrupadas. Mas se forem 200 fotos de uma viagem de 10 dias, vale a pena separar.

Eventos que começam em um dia mas terminam noutro, (como o ano novo) eu deixo todas as fotos no mesmo dia, por exemplo “2019.12.31 Ano novo na Vó”.

O nome memorável é muito importante para vc recuperar as fotos de um evento específico. Facilmente vc abre a pasta do ano em questão e consegue achar as fotos na pasta “2019.11.15 F1 em Interlagos - Treino”

5 Metadados

Isso é algo que eu gostaria de fazer e fiz somente um pouco nas fotos mais antigas e digitalizadas da minha mãe. Quando eu separei essas fotos antigas, dava pra perceber quando elas eram de um mesmo evento, mas como eu não estava no evento havia várias informações que minha mãe contou. Por exemplo, uma “festa da firma” de antes de eu nascer que eu tinha agrupado, quando mostrei para minha mãe ela desandou a contar que foi o dia que meu pai contou para o pessoal lá que eles iam se casar. Essa e outras informações que ela foi contando eu escrevi em um arquivo texto para ficar naquela pasta.

6 Cuidados especiais para longo armazenamento

Armazenamento de arquivos digitais por longos períodos (acima de 5 anos) merece cuidado especial de backups e verificação de integridade, que não é escopo dessa minha resposta, mas deve ser lembrado por quem quiser manter as fotos sem surpresas de “arquivos corrompidos”.

11 curtidas

Adoro pessoas que gostam de organizar fotos :joy:

Eu tbm faço isso. Minha estrutura é similar, mas com algumas diferenças. Para a estrutura principal eu não crio pastas categorizadas pelo Ano, mas sim por categorias. E dentro das categorias é que tem a data, nas subpastas. Deve ser porque minha memória é ruim, então eu nunca lembro em que ano aconteceu certos eventos.

Então, na minha estrutura eu criei as seguintes pastas principais:

  • Cotidiano: para aquelas fotos que a gente tira no dia-a-dia (selfies, fotos da família, fotos dos amigos, dos animais de estimação, etc.) e que não fazem parte de um evento específico. Essas fotos são nomeadas pelo ano, mês, dia que foi tirada e o nome das pessoas que aparecem na foto. ANO-MES-DIA-“nome-das-pessoas-que-aparecem-na-foto”. Dá um trabalhinho ficar renomeando, mas eu faço isso vez ou outra para deixar organizado. Dessa forma, se eu quiser achar uma foto da minha cachorra, é só eu digitar na busca pelo nome dela. Essa pasta não tem subpastas

  • Eventos: são para os eventos específicos - aniversários, reveillons, formaturas, casamentos, viagens, férias, um passeio especial. etc. Dentro dessa pasta eu crio subpastas específicas contendo a data e o nome do evento, exemplo: “2014-06-10-formatura” ou “2017-07-14-aniversario-joao”. Então veja que dentro da mesma pasta tem os eventos de todos os anos juntos. Se eu quiser achar fotos de um aniversário específico, basta digitar na busca por “aniversario”.

  • Hobbies: uma pasta para as fotografias que faço como hobby, ou para fotos de outros hobbies meus.

  • Outros : para fotos que não são minhas (alguns parentes próximos pedem para eu guardar fotos para eles), fotos documentais, ou fotos que não cabem em nenhuma outra categoria acima.

9 curtidas

Artigo bom, muito boas dicas. Organização é programação.

1 curtida

Parabéns pelo “manual” detalhado, @Deleterium !

Faço mais ou menos a mesma coisa, mas começo pela divisão de Fotos numa pasta, Prints de tela em outra – e os arquivos, também com nomes no mesmo formato “YYYY-MM-DD_HH-mm-ss” – e acrescento no final dos nomes alguma identificação fácil de encontrar por CTRL+F no Dolphin:

Nas capturas de tela, já incluo automaticamente um sufixo da distro – “_Mg” (Mageia), “_Pc” (PCLinuxOS), “_F” (Fedora), “_A” (Arch) etc. – e nas fotos, um sufixo para indicar a câmera (Sony, Nokia, Samsung, Xiaomi):

O KRename já “lembra” a fórmula para renomear as fotos baixadas pelo KDE Connect:

Quando quero examinar um assunto, movo as fotos, capturas textos etc. para pastas específicas – tudo com nomes no mesmo formato – e pelo CTRL+F é muito fácil encontrar qualquer assunto, seja uma pasta ou uma foto:

Se for preciso, pesquiso logo a partição inteira (480 GB) – e na dúvida, pesquiso no HDD de backup inteiro (1 TB). – A busca é muito rápida, em geral poucos segundos, e é raro não encontrar o que procuro.

Tenho muitos arquivos de 1990-2015, com nomes “não-datados” – mas como sempre usei nomes significativos (mesmo no DOS, que só permitia 8 letras e números) e organizei em pastas, ainda é fácil encontrar – pois listei o conteúdo dos antigos CDs / DVDs de backup em arquivos TXT.

O CTRL+F do Dolphin também é muito rápido para procurar no conteúdo de 100 ou 130 arquivos TXT:

Naturalmente, começo a procurar nos últimos DVDs, porque aquele sistema de backup acabava gerando muita repetição. – Mas o que preciso ou posso precisar, já copiei para os antigos HDDs – e recentemente, para os SSDs.

eu organizo minhas mídias exatamente dessa forma há anos, mas sinto que o modelo de pastas já não atende mais, fica dificil procurar conteúdo, ainda mais se a organização exigir separação complexa, mas que possa ser combinada, por isso estou testando o photoprism e o nextcloud memories e ver qual se encaixa melhor nas minhas necessidades