Bom dia, pessoal! Tudo bem?
Ganhei um iPad 5 de 32 GB da minha tia e atualizei ele para o iPadOS 16.7.1. Desde então só fiz duas coisas: usei o Prime Video pelo Safari e cadastrei meu cartão, que precisou de autorização por um e-mail antigo acessado em um PC. Notei que o iPad ficou um pouco mais lento depois disso e fiquei preocupado se existe a possibilidade de ter pegado algum malware. Isso pode acontecer nesse caso?
Obs: Os dois e-mails de autorização foram vistos e autorizados no PC.
Pegar malware é muito difícil, a não ser que você faça o jailbreak e instale algum app de um repositório duvidoso. Infelizmente é “normal” isso acontecer em dispositivos da Apple.
Quando eu tinha um iPad eu notei essa mesma lentidão ao atualizar.
Jailbreak eu nem tenho essa competência toda. E eu fiz uns testes no Geekbench e deu 30 pts a mais da média do app. Obrigado!!!
Cara, eu tenho um iPad 9 desde 2023 e pelo que percebo, com o passar do tempo ele fica assim mesmo, no primeiro contato com a internet e com mais instalação de apps ele começa a dar essas travadas mesmo. Uma dica é deixar uma boa parte do armazenamento dele vazio (deve ser um pouco difícil sendo um iPad 5 de 32gb) pois boa parte da memória “ram” dele é por swap, a troca de armazenamento do armazenamento com o sistema, pois acredito que tbm o iPad 5 tenha 2gb de ram.
bom imagino que a lentidão seja devido a atualização mesmo, a apple já tem uma certa fama por ter algumas atualizações que deixam o sistema um pouco travado (o que no seu caso provavelmente deve ter sido agravado pelo dispositivo ser antigo e com hardware mais fraco).
É comum ficar um pouco mais lento após atualização, principalmente se fizer algum tempo que não é atualizado. Coisas de Apple…
Há de se ter em mente que o iOS 16 não recebe mais suporte da Apple (somente atualizações de segurança). Sendo assim, eu não usaria o dispositivo para sites de bancos. Entretenimento não é tão problemático, mas banco é difícil dizer quanto tempo será seguro usar o dispositivo.
É algo normal, o sistema faz algumas coisas após atualizar (re-indexação do spotlight, re-criação de alguns caches internos, etc) e isso pode levar algum tempo. Meio que acontece em todos os aparelhos deles. O tempo que isso demora para normalizar varia.
O @romulopb já respondeu! Quando um sistema é atualizado para uma nova versões é feito a execução de vários processos em segundo plano de otimizações, indexação e etc. Normaliza após um tempo, então não se preocupe.