Estou tentando fazer dual boot, mas o computador não reconhece o micro-sd

Boa tarde!

Estou com dificuldades pra instalar o Linux mint no mru Ideapad S145 Ryzen 5.
Fiz um microSD bootavel com rufus e segui as instruções do vídeo de dualboot, mas no momento de procurar o cartão ele simplesmente não aparece como opção no momento que início com F10 pra fazer o boot e instalar o linux mint. Procurei no fórum e não achei algo próximo a isso.

Já tentou com o Balena Etcher?

Acabei de conseguir haha.
Fiquei sem paciência e fiz com um HD que eu uso no xbox, formatei e deu certo! Tá tudo rodando liso!

Muito obrigado por tentar me dar alternativas

1 curtida

Que bom que conseguiu. :+1:

1 curtida
  • Não são todas as placas mãe que suportam boot por leitor de cartão.
  • Também não são todos os leitores de cartão que funcionam como boot. Geralmente se o leitor de cartão suporta diversos tipos de cartão, então ele é um HUB USB e a firmware da placa mãe pode não vai conseguir acessar os dispositivos “filhos”.
  • Algumas placas mãe podem suportar boot pelo pendrive em apenas algumas portas específicas (nesse caso, a que funciona é geralmente a de trás, mais de cima)
  • Algumas placas não suportam boot por pendrives com grande capacidade de armazenamento (64GB ou mais) (Obrigado @wmassis)
  • Ainda é possível que não seja nenhuma dessas opções, mas sim o método de criação do pendrive. Deve-se atentar que existem dois métodos de boot (MBR ou legacy e UEFI). Caso o dispositivo seja criado com somente um método e a firmware espere o outro, não vai ser detectado.

Juntando-se isso, é mais garantido ter um pendrive “raiz” que é garantido que funciona. Aproveite quando for comprar algo em uma loja de informática e coloque no carrinho um desses pendrives. Geralmente eles são mais baratos que o frete se for comprar somente eles.

3 curtidas

Acrescentando às informações que você passou, há a questão de que pendrives com maior capacidade de armazenamento (64GB ou mais) não funcionam para boot em algumas placas. Há casos em que são aceitos apenas pendrives mais “modestos”.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.