Estou pronto para usar o Debian

Testei o sistema, vi vídeos falando sobre o debian e eu gostei e me informei sobre o sistema.
Pretendo começar com KDE achei bem usável e tbm vem com uns recursinhos.
Instalei o CPUpower-gui para substitui o indicator-cpufreq e funcionou muito bem, o ruim é que não tem indicator na barra de tarefas (kkkkkcry), mas tem comandos então posso criar atalhos na barra de tarefas, com o teclado ou na tela inicial.
Meu workflow inteiro é no navegador, appimages funcionam bem, suporta flatpak, é rápido o suficiente e o resto eu sei como me virar.

Não vou instalar o Debian hoje, vou terminar meus projetos vou testar mais coisas, vou fazer backup e tudo mais, provavelmente na sexta feira estarei no Debian 11 e espero que de tudo certo, será que ano que vem estarei no Debian ainda?

Eu não me importo em não receber as top últimas atualizações da coisas, eu gosto de tudo estável e eu odeio atualizações demais, o Debian Stable é ótimo para o meu tipo e com o KDE Plasma fica melhor ainda

Jajá venho com mais update

1 curtida

Se você for preferir por algo mais minimalista, marque apenas a última opção no momento da seleção de software da instalação (utilitários do sistema padrão) que assim irá instalar só o sistema base, e aí você instala apenas os pacotes necessários o KDE Plasma funcionar.

Isso porque se marcar KDE Plasma virá bem mais “inchado” com coisas que você provavelmente não precisa, mas é claro que fazendo assim vem tudo mais pronto.

2 curtidas

Eu constumo desinstalar apps que eu certamente não preciso, mas tem muitos do KDE que eu amo usar

1 curtida

Nessa instalação, tem como adicionar a opção de adicionar repositório “NonFree”?
Pois tive que usar a versão NonFree para usar o wi-fi sem fio
Ou tem uma versão sem modo live “nonFree”?
Desculpa eu não entendo o site oficial do debian e tudo é uma loucura

Para habilitar pacotes non-free basta adicionar ao final de cada repositório. Bem, aqui está a minha sources.list quando usava o Debian Testing:

deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ testing main contrib non-free

deb http://debian.c3sl.ufpr.br/debian/ testing-updates main contrib non-free

deb http://security.debian.org/debian-security testing-security main contrib non-free

Enfim, no seu caso mesmo sendo o Debian Stable é só adicionar main contrib non-free no final de cada linha.

1 curtida

Baixa uma ISO que já vem com os firmware nonfree junto da ISO.
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/
O que esta escrito: 11.5.0+nonfree é uma imagem que já inicia no instalador.
Já a versão: 11.5.0-live+nonfree ela inicia com uma area de trabalho e ai você deve abrir o instalador se quiser quando quiser.

Se mudar de ideia qto as atualizações, vc pode usar o debian testing … todos os dias tem atualizações e acho que é o que a maioria usa p/ desktops. Nunca tive problemas.

Stable costumo usar em servidores.

Boa noite,

Vai com tudo meu amigo, uma ótima distribuição. Base sólida, tem que ter um pouco de paciência no início mas com umas ou duas semanas vc estará com um sistema perfeito para uso, produção e responsabilidade e o melhor não quebrará se tu cuidar bem dele.