Dps que instalei o windows nao comsegui iniciar o linux pelo grub ja q nao aparecia, testei varios metodos pra instalar o grub e ate q consegui, mas fica nessa tela do grub e ja tentei varios metodos pra sair e nada.
cara eu nao sei resolver,mais tenta apertar c,pra ele sair da linha de comando
Pior que nao foi oh
Acredito que a instalação do Windows tenha quebrado seu grub.
Abre a live (instalador) do Fedora, entra na sua instalação atual em chroot, instala o pacote os-prober
.
Depois, vai no arquivo de configuração em /etc/default/grub
.
Você vai precisar descomentar a linha GRUB_DISABLE_OS_PROBER="false"
.
Depois, monte a partição do seu Windows em alguma pasta dentro da partição /mnt
sudo mount /dev/sdX /mnt/windows
(exemplo).
Roda o comando os-prober
,ele deve dar o retorno que o Windows foi detectado.
Depois disso, você gera novamente o arquivo de configuração do GRUB
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub/cfg
E pronto, seu grub vai estar configurado novamente.
Sempre que você instalar o Windows em dualboot, depois que tiver instalado uma distro, vai quebrar o grub, então você vai ter que reinstalar.
Esse passo a passo serve pra quem tá em outras distros também, eu mesmo usei isso quando fiz dualboot com Arch, o que muda é só o comando de chroot
(arch-chroot
)
Se não funcionar, tem a possibilidade de sua /etc/fstab
estar em desacordo com a disposição atual das suas partições, então ela teria que ser gerada novamente, processo que eu acredito ser manual no Fedora.
Tentei reinstalar outro linux (ubuntu) e agr ta assim mds oq faço
E tudo é mt complicado ja q sou novo no linux
Vou tentar, mas como ja postei, tentei instalar outra distro (ubuntu) pra ver se recuperar o grub, mas fiquei preso em outra tela
Essa tela do grub rescue é da parte minúscula do grub que fica na MBR. Essa parte precisa do resto que fica noutra partição, onde vai ter os arquivos do “/boot/grub”. Quando ele acha essa partição com os arquivos e módulos, (mas não o arquivo de configuração /boot/grub/grub.cfg") daí aparece aquela primeira tela com o prompt grub>
que é o grub completo mas sem arquivo de configuração.
A primeira tela também aparece quando o grub está instalado em partição EFI, mas não achou a partição onde ficam os arquivos e módulos dele, o “/boot/grub”.
Se o grub completo achar também o arquivo de inicialização {partição}/boot/grub/grub.cfg vai aparecer o menu que todos estão acostumados.
Pra ver, depende bastante do modo de particionamento do seu disco e também do modo de inicialização do computador (MBR or UEFI) para saber como resolver e/ou o que está errado.
Minha dica é sempre configurar o modo de inicialização para UEFI, pois é muito mais fácil de resolver os problemas de múltiplos sistemas operacionais instalados, bem como sistema de particionamento de disco do tipo GPT para facilmente criar e configurar várias partições. A dica também é aproveitar agora que está começando a instalar linux e windows para aprender como fazer a instalação de ambos os sistemas em modo UEFI.
Primeiro o Windows depois o Linux. Nunca ao contrario!!!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.