Estou pensando em criar um "block device" virtual pra servir de swap, é uma boa ideia?

Então, eu instalei o Arch Linux inicialmente pelo archinstall. Depois de algumas tentativas, eu consegui instalar manualmente o Arch Linux e acabei usando a partição UEFI que tinha sido feita pelo archinstall (inclusive, eu nem formatei, só montei na hora da instalação).
Pois bem, eu tinha visto que o archinstall usava zram e pensei: “Esse tal de zram parece que faz um swap com a diferença que dá pra mudar o tamanho dele. Vou deixar sem uma partição swap então”.
Porém, depois de ter visto que o zram basicamente comprime arquivos na RAM ao invés de os colocar no SSD, eu vi uns vídeos do Fabio Akita e outros materiais falando de várias coisas e pensei em fazer o seguinte:

sudo dd if=/dev/zero of=/dev/swap.img bs=1M count=4096
chown root:root /dev/swap.img && chmod 600 /dev/swap.img
mkswap /dev/swap.img
swapon /dev/swap.img
genfstab -U / >> /etc/fstab
(E então usar o vim pra acrescentar a parte do /dev/swap.img e deixar intacto o resto).

Eu poderia reinstalar o Arch Linux manualmente (já me acostumei com boa parte dos passos), mas ter que reinstalar tudo o que já instalei neste sistema e reconfigurar (é bem pouca coisa pra falar a verdade, mas enfim)…
Deveria eu reinstalar o sistema? Teria como eu reparticionar o sistema e usar um pedaço pro swap sem pôr em risco meu atual OS?

1 curtida

Não pode criar imagem em DEV, essa pasta não existe, quando desliga a maquina ela deixa de existir na RAM e tudo nela vai de vala.

O que vc quer fazer? criar swap ou vc quer habilitar a zram?
Para criar a swap é:

sudo bash
dd if=/dev/zero of=/.swap.img bs=1G count=4
chmod 600 /.swap.img
mkswap /.swap.img
echo '/.swap.tmg none swap sw 0 0
swapon -a

Verifique se a swap criada está habilitada com free -h ou com swapon.

Se for btrfs vc terá que desativar o COW fazendo chattr +C /.swap.img antes de dd criando um arquivo com >/.swap.img e então dando chattr no arquivo criado com /.swap.img dito anteriormente, só então seguir com a lista de comando iniciando pelo dd.

Fiz uma pasta na root com nome swap e coloquei swap.img lá, com o chmod 600 tanto da pasta quando to arquivo. Pelo htop, ele identifica o swap (tirei o zram) e, aparentemente, funcionou: não só ele identifica 4G de swap quanto ainda tá usando parte desse espaço. Muito obrigaado!

1 curtida

Coloco ele no fstab para montar a swap.img automaticamente?