Estou migrando de um computador para outro e gostaria de transferir as minhas informações, configurações e programas da forma mais eficiente possível

Olá. Eu comprei outro computador, daí tenho que passar as minhas coisas do atual para o novo, a pergunta é como fazer isso de forma eficiente? Não quero passar muito tempo reconfigurando todos os detalhes e reinstalando todos os programas que uso

Depende o que quer dizer com “coisas”. Se for arquivos (documentos, imagens, videos etc.) você pode passar tudo pra um HD externo ou jogar tudo em uma nuvem a depender do tamanho total.
Caso sejam programas já é mais complicado. Até onde sei (sei pouco), tem que instalar tudo de novo.
Pra mim é um problema ter que recuperar as configurações pessoais, por exemplo. Alguns programas recuperam configurações a partir do login no próprio programa. Outros, que não possuem login tem que dar um jeito. O libreoffice, por exemplo, eu tenho que copiar a pasta que guarda as configurações pessoais que eu fiz (palavras salvas de autotexto, layout personalizado etc.) e inserir novamente depois de formatar ou trocar de PC. O Google Earth (que eu uso na pesquisa do mestrado) a mesma coisa. Tenho que salvar em nuvem a pasta que guarda as minha alterações e inserir depois novamente… E por aí vai.

No Windows acesse o painel de controle e pesquise sobre imagem do sistema , salve o backup no HD e depois no computador novo importe tudo pela opção do backup ,restaurando os arquivos do Windows.
No Linux instale o timeshift é use um HD para fazer o backup.
Depois instale o timeshift no novo computador e utize para restaurar os programas e arquivos de configuração e pastas em geral.

Se os dois computadores puderem ficar ligados e conectados na internet, uma boa é usar a ferramenta scp, de maneira geral é o tempo de leitura e escrita de cada hardware que vai importar