Sempre achei interessante o sistema Linux por não ter as chatices do Windows e ser popular entre programadores. Apesar de ser novo nesse mundo, pesquisei muito e vi que algumas distribuições são “boas para jogar” — apesar da má fama indevida do Linux — e que há também outras “boas para o dia a dia”, ainda que todas sejam similares. Me interessei muito pelo Linux Mint pela simplicidade de uso e também por distribuições “gamers”, pois gosto muito de jogos. Atualmente estou em dúvida entre: CachyOS, Nobara, Bazzite e Linux Mint.
Sugiro Linux Mint. Sei que é tentador distros “gamers”, mas, na minha opinião MINT, Zorin ou Ubuntu, pode facilitar a entrada no mundo Linux de forma menos “traumática”.
Vai de cachyos dê uma olhada nos modos de instalação
Tem um se não me engano com lumina bootloader que faz snapshots automaticamente se vc bagunçar o sistema é só voltar atrás.
Eu recomendo o Linux Mint. Da pra usar tranquilamente tanto para jogar quanto para realizar tarefas do dia a dia, além de ser mais fácil de usar.
Bom dia, amigo. Se você quer uma distribuição para instalar e esquecer é a Debian 13. Requer algumas configurações iniciais pós-instalação, mas depois é zero dor de cabeça. Mint, Zorin e Ubuntu são baseadas no Debian. Um grande abraço.
Sinceramente, não concordei com a escolha do distrochooser. Ele me disse que o melhor para mim era o ArchLinux, mas não gosto nem um pouco do Arch! Eu uso atualmente o Debian 13 pela estabilidade e estou muito satisfeito com a forma com que o sistema trabalha sem quebrar ou me dar dor de cabeça. Havia testado o Mint 22.1 e o 22.3, assim como Zorin 18 e o Fedora 43, mas constantemente me davam dor de cabeça e quebravam do nada. Assim não tem como não amar o Debian 13.
Passei ou estou passando pela mesma situação. Testei o Mint, mas não curti a interface. Depois testei o Zorin e gostei bastante, mas quando vi o auto-tilling do PopOS fiquei apaixonado. Mas, apesar dessa feature ser algo q gostei demais o PopOS tava travando muito, talvez por causa do Cosmic?
Dessa forma, voltei pro Zorin e instalei a extensão PopShell pra ter o auto-tiling…tô curtindo bastante…mas diferente de vc não uso pra jogos, somente trabalho.
Se é sua primeira distribuição então vá numa dessas 3: Linux Mint, ZorinOS ou Ubuntu.
Mint e Zorin para te dar uma experiencia de desktop mais parecida com Windows. Ubuntu para algo mais próximo do que seria um MacOS.
Cara eu também estou usando Linux faz pouquíssimo tempo, comecei no bazzite por ser “gamer” mas tive muitos problemas e inconsistências, fui no CachyOS e me surpreendi com a diferença, mais rápido, mais desempenho nos jogos, menos problemas, posso ter feito alguma besteira no bazzite mas até então não vejo motivo para trocar o CachyOS.
Veja antes qual desktop você quer usar.
Exemplo
Gnome
Kde
Xfce
Cinnamon
Mate
Etc…
Sinceramente, não consigo ver necessidade alguma no cachy os! Outra coisa, para que utilizar Mint, Zorin ou Ubuntu, se todas essas distros derivam do famoso e inigualável bisavô DEBIAN? Ele faz tudo que os outros fazem e muito melhor, pois prima pela estabilidade total do seu sistema! Aí, vem o infeliz e fala…. Mas o kernel e os pacotes são mais antigos. Assim retruco… de que adianta serem coisas mais novas se não funcionarem direito? Só concordo em instalar algo mais novo se for por necessidade absoluta, caso contrário, DEBIAN neles! Quanto a interface gráfica, cabe escolha. Particularmente, eu uso gnome pela simplicidade e pela experiência, lógico que utilizando algumas extensões do shell para deixar mais com minha cara. Todavia, poderia ter usado, tranquilamente, um XFCE ou um Cinnamon, tendo em vista consumirem bem menos recursos de hardware que o Gnome. Um abraço.
Eu recomendo você começar no Mint Cinamon mesmo, aí depois que você pegar o jeito se você quiser migre para o Cachy kde
Estou começando no mundo Linux. Acho q ainda estou na distro hopping. Gostei do Zorin OS e estou nele, mas a palavra estabilidade é bem sedutora pra mim e estou vendo q o Debian é o cara na estabilidade. A minha dúvida é se os programas ficam “congelados” junto com o OS ou se consigo usar Flatpaks mais atuais…. não me importo q o OS rodando seja vovozinho, mas os softwares q uso gosto de usar mais atualizados… o que vc e outros colegas me dizem a respeito disso no Debian?
Veja no flatpak.
Se está tudo ok, será tudo ok no debian
Fernando, se você não precisar de nada realmente mega atualizado, o Debian será suficiente para você. Todavia, se vc usar um hardware muito novo, se for jogar jogos triplo A que dependam de pacotes mega atualizados, então fique no Zorin mesmo.