Estou com um problema relacionado ao kernel que simplesmente cracha meu sistema operacional completamente

basicamente estou com o kernel 6.12 e tenho enfrentando esse problema

[  933.957392] amdgpu 0000:03:00.0: [drm] REG_WAIT timeout 1us * 150000 tries - optc32_disable_crtc line:195
[  933.958132] amdgpu 0000:03:00.0: [drm] REG_WAIT timeout 1us * 100 tries - dcn32_program_compbuf_size line:138

Minhas configurações

Placa mãe: Asus A620M-A
Placa de video: Rx 7600
Processador: Ryzen 5 7600

pelos testes que eu realizei fazendo algumas lives basicamente meu sistema operacional lida bem com jogos e etc, porém quando eu executo algum software grafico utilizando o xwayland como o OpenToonz junto com minha mesa digitalizadora, o programa simplesmente cracha sem aviso prévio e simplesmente não consigo gravar nem usar nenhum software grafico.

Eu por hora vou desativar tirar completamente a economia de energia da minha Gpu mas queria saber se já há patchs para corrigir esse problema e se sim em qual kernel.

temta atualizar o sistema, placa mãe para os mais recentes.

Atualiza o Kernel.

já atualizer a bios e o problema persistiu, vou tentar atualizar o kernel

Então eu atualizei o kernel para a versão 6.15 o erro ainda persiste

Você comprou nova a gpu?
Ela pode ter vindo com vbios alterado
Se for usada
E flashando a vbios original pode resolver.

então eu comprei ela o ano passado novinha na caixa zeradinha, inclusive comprei na pichau, a marca dela é da rx 7600 gigabyte oc, eu não tenho coragem de comprar nada da mancer kkkkk

o kernel que menos esta me dando esse problema é o 6.10 mas o problema não foi totalmente resolvido

Usando a sessão em X11 o problema persiste?

Não, mas em compensação parece que o x11 buga minha mesa digitalizadora, pelos meus testes ele apenas fica um log no kernel 6.10 nem chega a crachar, o problema aparentemente está no 6.11+ que ele sempre crachá com minha pen display com softwares gráficos, provavelmente porcausa do xwayland talvez, o problema está parcialmente resolvido mas queria saber o que está causando isso.

A mesa digitalizadora é um dispositivo de entrada (input device). Ele é responsabilidade do X (no caso do X11) ou do gerenciador de janelas (no caso da sessão wayland). Quando um programa roda com XWayland na sessão Wayland, então o gerenciador de janelas tem que pegar essa entrada e passar para o Xwayland (que é quase um X11 só que reduzido), que daí passa a entrada pro programa.

Se a sua mesa digitalizadora precisa de um driver específico do kernel, então a complicação aumenta.

Você poderia tentar outro gerenciador de janelas (se usa GNOME, tente o KDE Plasma, ou vice-versa), pois isso pode causar mudanças significativas no gerenciamento do dispositivo de entrada, talvez resolvendo o problema.

Não entendi por que de não funcionar no X11. Se você fornecer mais info sobre seu hardware (marca e modelo da mesa digitalizadora), podemos pesquisar mais. Também fornecendo mais detalhes do erro em X11 ajudaria.

1 curtida

funciona ele funciona, mas o mapeamento da minha fica muito errado, por exemplo, quando coloco minha caneta ela fica com a calibração de 350 pixeis de distancia por exemplo o que o que torna praticamente impossivel de desenha, mas o problema principal que é não crachar ele realmente não cracha, minha mesa é com tela, huion canvas 13, foi uma das primeiras que lançiu comprei na pandemia.

Você consegue usar a mesa no gimp? Isso porque o gimp é um programa que está no repositório. Suspeito que pode ser algo com relação ao programa OpenToonz rodando em flatpak (por acaso ele está em flatpak?).

Parece que precisa do drive

huiontablet

Ele está instalado?

https://www.huion.com/pt/index.php?m=content&c=index&a=manual&id=669

Eu rodei tentando colocar ele em em appimagem, ,o mesmo problema ocorre numa fork do OpenToonz chamada tahoma 2d e mesmo assim o problema ocorre.

Nunca gostei desse driver, mas vou dar uma chance porque eu testei a primeira versão quando lançou

Ok resolveu meu problema, tanto do kernel tanto dos crash, mas mesmo assim esse driver continua horrivel, ainda bem que eu migrei para o debian, espero que corrijam esse problema na proxima lts do ubuntu.

Legal! Resolveu tanto X11 quanto Wayland?

Sim resolveu

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.