Estou com problemas para rodar aplicativos via Wine no Pop!_OS

Estou com problemas pra executar aplicativos no Wine, especialmente um jogo que sempre joguei.

Simplesmente não abre, e notei que quando eu instalava anteriormente, ele abria para instalar o Gecko e Mono, porém agora não abre mais. O Wine chega a abrir normalmente, mas o jogo nem da sinal de que vai abrir, sem mensagens de erro ou nada do tipo.

Será que é só comigo mesmo?

OBS: Já reinstalei inúmeras vezes várias versões do Wine, inclusive já até reinstalei o Sistema Operacional também.
Isso que estou achando estranho:
image

Alguém consegue me dar uma luz?

Instalaste o Wine pela documentação do winehq.org ou pela Pop!Shop?
Qual versão do Pop!_OS?

1 curtida

Pela Pop!Shop e também pelo terminal.

20.04LTS.

Rapaz… ai mora o perigo. A versão do repositório do Ubuntu focal fossa usa o Wine 5.x, equanto o do site winehq.org, stable branch, o 6.0.1. Remove o wine da Pop!Shop e dá um purge para garantir. Depois, só por precaução, roda: sudo apt update && sudo apt autoremove && sudo apt autoclean

1 curtida

Você trocou a versão do Wine? Se sim apague o prefixo (pasta .wine) e reinstale o jogo do zero

Por mais que seja possível rodar os jogos na unha, esse jogo não exista na biblioteca do Lutris ou de outra interface que facilite a configuração? Utilizei o Wine no Pop!_OS 20.10/21.04 sem maiores problemas inclusive via Steam/Heroic etc.

Sugiro atenção com as versões do wine/proton etc, não podemos esquecer que isso é uma camada de compatibilidade, e a mudança de versões pode afetar a estabilidade do programa. Em qual sistema/versão do Wine o jogo rodava?

:vulcan_salute:

Testei de todas as formas, nenhuma delas funcionou :confused: .

Testei com outras versões também.

Não, a versão dele no Lutris é muito antiga, tem uma versão para Linux no site do desenvolvedor, só que ao que me parede, é AppImage (acho que é assim que se escreve rs)

No Pop!, Ubuntu, Zorin e Mint eu já havia testado. Não havia problemas de compatibilidade com o Wine em várias versões que já havia testado, desde a Stable até as mais recentes, mas sempre rodou no 5.

image
Depois de baixar, dou permissão para executar como programa, e abre o Launcher normalmente.

Então faço o donwload do jogo, e depois de pronto inicio em “Jogar”, aí que deveria abrir o wine com o jogo rodando, só que não aparece nada.