Estou com problemas no sudo/su

Já faz um tempo que meu sudo parou de funcionar, mas como eu já estava com as coisas instaladas não dei muita atenção, mas estou querendo colocar a distro do zorin nele e preciso do sudo pra atualizar o grub, mas o mesmo está com o seguinte problema:

Já olhei uns fóruns gringos na internet mas sou péssimo em inglês, se alguém puder me ajudar com esse problema obrigado : )

(edit) Não posso usar o windows porque ele está dando tela azul

@Rodrigo_Chile

1 curtida

Olá. Não sou o amigo Rodrigo_Chile, mas achei isso: https://www.vivaolinux.com.br/dica/sudo-usrbinsudo-deve-ter-como-dono-o-uid-0-e-tem-definido-o-bit-setuid-Resolvido#:~:text=2%200-,sudo%3A%20%2Fusr%2Fbin%2Fsudo%20deve%20ter%20como%20dono,tornar%20o%20comando%20sudo%20inutiliz%C3%A1vel.&text=Reinicie%20o%20sistema%20e%20teste%20se%20o%20sudo%20ficou%20normal.

O ideal é esperar o Amigo ele tem mais experience que eu.

2 curtidas

Parece que o @Mr.Silver achou uma solução. Na boa, se o sistema é recentemente instalado, eu reinstalo, menos dor de cabeça…

3 curtidas

Parece ser essa a solução, mas tem a pegadinha que o cara tem que fazer login via root pra conseguir usar o comando.

Talvez o comando su - e dando a senha de root seja suficiente, mas daí também já que está como root, já roda o comando update-grub.

Aliás eu só uso essa segunda opção, não gosto do sudo.

1 curtida

Nem me liguei disso peço desculpas. Ainda bem que você está alertando. Obrigado.

1 curtida

a um tempo atras eu ja tinha testado isso e nao funcionou, vi em um forum pra testar pelo tty e deu na mesma

fui testar novamente e agora parece que o su tembém está bugado,mas de outra forma ;-;

eu estou com a antiga versao do zorin instalada (15.3) se tiver como usar o grub dela sem o sudo eu acho que consigo formatar tranquilo

Isso aí está muito estranho. Você também pode tentar montar a partição raiz do sistema problemático no sistema que vc consegue acesso root. Daí vc roda o comando para mudar as permissões do outro sistema. Ex:

sudo chown root:root /media/outroraiz/usr/bin/sudo
sudo chmod 4755 /media/outroraiz/usr/bin/sudo

Mas é muito estranho estar zoada a permissão do sudo. Está mais fácil reinstalar o grub na versão que vc tem acesso completo e configurar o bootloader pra carregar essa versão. Daí tem que seguir algum tutorial que explique em detalhe isso, com vc sabendo se o seu sistema está em LEGACY/CSM/BIOS ou UEFI.

2 curtidas

Não é necessário atualizar o grub para instalar um novo sistema operacional, basta instalar o novo sistema operacional e pronto.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.