Estou com problemas com o Dualboot SteamOS e Windows 12

Pois bem, sou iniciante no mundo Linux e ainda mais com o SteamOS kkk de começo fiz a instalação do SteamOS em um SSD NVME secundário que eu tenho no meu Pc no meu Pc e tudo ocorreu bem com a instalação do steamos, mas a instalação do SteamOS quebrou meu windows 11 me forçando a formatar o SSD do windows, até aí beleza vida que segue, consegui usar os dois sistemas por algumas semanas, mas agora o SteamOS simplesmente não inicia mais, como eu instalei os sistemas em SSDs diferentes eu sempre selecionei o sistema pelo Boot menu e funcionava bem, mas agora o SteamOS não inicia mais, quando tento inicia-lo, ou o sistema volta para o boot menu, ou ele pula pro windows, e eu não sei mais o que fazer pois meu SteamOS estava todo configuradinho com os meus emuladores tudo lindo kkk e agora eu não consigo fazer mais nada, tentei usar uma imagem de recuperação do SteamOS mas ao tentar iniciar o reparo do sistema da que o bitlocker não permite o acesso dos arquivos sendo necessário a instalação do sistema do zero, mas eu não queria fazer isso pois eu vou ter a dor de cabeça de ter que formatar o windows de novo e só de imaginar isso já me dá vontade de desistir kkk
O engraçado é que quando eu tinha Dualboot com o PopOS eu nunca tive esse problema, só tá acontecendo com o SteamOS, e eu queria esse sistema justamente pela interface do modo gaming que para jogar os emuladores e até jogos de Pc na sala, fica perfeito, então eu venho aqui pedir a ajuda de quem entende do assunto, pois eu não encontrei nada que conseguisse me ajudar de fato.

Olá meu Caro, tudo bom?

SteamOS não foi feito pra DualBoot, não quer dizer que você não possa usar, mas talvez tenha esses problemas aí. O Pop!_OS é menos problemático a isto.

Vamos tentar bootar o Steam OS “na mão” pra ver se ele inicia, usando o Super Grub2 Disk, uma iso pra bootar sistema. (Creio que você já sabe fazer um pendrive Bootavel, então vou pular essa parte)

Dica pra situação atual e pra futuras, sempre que for formatar um sistema, já que são SSDs separados, remova o outro, tanto por segurança de não escolher o errado, quanto pra um não interferir no outro, então vamos retirar o SSD do windows por segunrança.

Apos dar o boot no Super Grub2 vai em "Boot manually…”, e ai em “Linux from “/boot partition”

Ai não tenho certeza de como vai estar, talvez algo como /vmlinuz-X.X.X-X-amd64 (hd1,gpt1)

Ai você vai conseguir iniciar o steamOS

Caso não funcione, tenta a opção “boot from File” e procure o “\EFI\steamos\steamcl.efi”

Caso conseguir logar no Steam OS, avisa que preciso verificar alguns outros passos pra te ajudar a corrigir o boot ainda

1 curtida

Tentei aqui, baixei o super grub2, fiz o pendrive, iniciei ele, até aí tudo bem, fui em boot manually e depois em linux from/boot partition, mas apareceu que nenhum dispositivo foi encontrado, depois fui procurar o boot from file e não achei,achei outra opção, EFI boot file, aí apareceu 2 steamcl.efi, mas em qualquer um que eu escolho o Pc reinicia e dá boot no Windows 11 em vez de iniciar o SteamOS