Estou com problema para formatar meu pc depois que instalei o kubuntu

Estou querendo sair do kubuntu para o windows pois tem alguns programas que eu quero usar e estão disponíveis apenas no windows. Já criei o pen-drive bootável mas aquela parte para entrar na configuração da bios que normalmente aparece quando se liga o computador, simplesmente não aparece mais.
Antes de aparecer a logo do kubuntu o meu teclado liga por uns 3 segundos e desliga para ligar logo em seguida para iniciar o sistema, já tentei apertar esc, f12, ctrl + alt + del nesses 3 segundos que o teclado fica ligado, então o teclado fica ligado por mais tempo mas não da video.
Já tentei iniciar o GRU por um pen-drive com o kubuntu (para entrar recovery mode) mas sem sucesso.
Enquanto eu estava procurando uma solução para esse problema na internet eu vi um post em um outro fórum que o cara tirou a placa de video e conseguiu entrar no setup da bios para poder dar boot no pen-drive e então formatar seu computador, mas eu uso vídeo integrado e então essa solução não resolve meu problema.
Alguém tem alguma resolução para esse problema?

Qual programa foi usado para criar o pendrive de boot?

O pen-drive que usei para criar o boot do kubuntu foi o Balena Etcher e o do windows foi o WoeUSB

Pode mostrar um video do pc dando boot?
Assim da pra ajudar a saber oque esta acontecendo

vou tentar gravar agora.

Fiz o vídeo e upei ele no meu google drive, o link é esse:

https://drive.google.com/file/d/1yDF81mo5cj93DaMAwF5ZxtSOIFP_WTVT/view?usp=sharing

O WoeUSB foi descontinuado. Você precisa usar o WoeUSB-NG ou o Ventoy
E sobre o teclado, já tentou trocar de porta USB?

Então, quando eu fui baixar tive q baixar o WoeUSB-NG, mas vou tentar com o ventoy

Calme, deixe ver se eu entendi. Você consegue entrar na bios porém não aparece a opção de bootar pelo pendrive ou você não consegue entrar na bios?

E btw, não acha mais facil tentar resolver os problemas de compatibilidade com os programas que você quer usar ou tentar usar alternativas open source? Da pra te ajudar se você falar que programas quer usar :sweat_smile:

Olá!

esta com o Kubuntu funcionando ainda? Instalação é UEFI/EFI ?

Ao entrar no sistema normal abra o terminal e tente ver com o comando se ele boot para o cmos setup:

sudo systemctl reboot --firmware-setup

Na verdade, eu não consigo entrar na bios para poder bootar o pen-drive.
E eu ja tentei resolver o problema de compatibilidade e não obtive nenhum sucesso.

Vou tentar esse comando.

eu tentei aqui mas o comando não adiantou, reiniciou o computador normal

1 curtida

É um pc desktop? um notebook?
Você sabe qual é tecla certa para ele entrar no cmos setup?

Faça partida frio. Desliga por completo.
Ao ligar, aguarde 1s e depois vai apertando a tecla que entra no setup, mesmo que não apareça imagem. Mas aperte com intervalos, tipo a cada 1s para não estourar o keybuffer.

Se for notebook, desliga total, se possível tire a bateria, e com ele sem bateria e sem energia, aperte o botão de ligar e mantenha pressionado por 10s. Coloque a bateria e ligue novamente fazendo o esquema de pressionar a tecla que entra no setup a cada 1s.

é pc desktop, mas vou tentar isso

Então, eu tentei isso, e não deu certo.

também não deu certo.

Realmente estranho.

Tem as especificações completas do PC para passar aqui?
Sabe qual é a tecla que aciona entrar no setup?

E como o @hatoeira disse, quais os programas que estão sendo necessário que você migre para Windows? Seu desejo maior é voltar para Windows ou se tiver como resolver em linux permanecerá em Linux?

Você quem configurou por último as informações do setup do PC? Lembra as settings? Um caso desesperado, nem tão recomendado, é você desliga tudo (até da tomada) e tira a bateria da placa mãe e liga o PC, vai te forçar parar no setup pra configurar algumas coisas e vai voltar tudo pro padrão…

Recordo que teve um tópico aqui não tão distante em que um usuário esta com esse mesmo problema de não conseguir trocar sistema e nem acessar o setup do pc. Vale pesquisar.

Já tentou refazer o pen-drive para o boot? Aconselharia tentar o ventoy, Download . Ventoy

É cara, para mim você esta errando em alguma coisa.
Não sei o que dizer, o firmware da MOBO era para te dar um tempo com o teclado ligado para você apertar a tecla.
O que eu faria era abrir e tentar retirar a pilha da MOBO, boa sorte ai.
Eu já tive um problema em que eu não conseguia entrar na BIOS mas eu estava tentando fazer experimentos estranhos na minha maquina, eu resolve tirando a pilha.
E voltei com os experimentos.