Eu comprei um Notebook Lenovo no final do ano passado, mas quando chegou ja instalei o Ubuntu.
Nem ativei a licença do Windows. E possivel pedir o estorno? ja me falaram que nao era possivel isso quando verifiquei com a fabricante.
O que tenho conhecimento é que vc pode pedi extorno/desconto no valor do pc caso compre um máquina que venha com linux e, a mesma máquina mas vendida com windows seja o mesmo preço. Mas isso vc consegue com a loja, não com a MS. E tmbm isso é feito no momento da compra, não depois de ter recebido o produto.
Ah… A velha história da compra casada. Na teoria você tem o direito sim de pedir devolução do seu dinheiro, afinal, compra casada no Brasil é crime. Alguns artigos e relatos que você encontra internet a fora:
https://blog.tiagopassos.com/2016/05/15/minha-mini-saga-pelo-reembolso-do-windows/
Boa sorte!
@Tallescg
Pois é, o problema que agente acaba “aceitando” isso calado. e não pode ser assim!!
Nos consumidores temos que ser respeitados os nossos direitos como clientes-consumidores de determinado produto que nos compramos por ai.
@JG22
Então, e meio que burocratico pelo que eu pude ver, envolvendo procon,advogado e pequenas causas para ter esse direito. Mas vou ver o que eu posso fazer quanto a isso. Nao sei se instalar outro sistema operacional violaria a Garantia… como disse meu nobre chefe…
O fato de vc já ter removido o windows sem antes ter conseguido o extorno, talvez dificulte mais ainda provar que vc não chegou a registrar sua licença.
Quanto aceitar calado, em alguns casos sim, pois poucos sabem disso, mas fabricantes como Lenovo e Dell já ajustam o preços das máquinas para um valor mais baixo se vc escolher a versão linux, neste caso ajustando ao direito do consumidor.
Talvez ajude:
Em resumo, sim, é um direito seu. Mas o quão difícil será conseguir isso parece variar conforme a marca.
E eu agradeço as dicas que o pessoal deu no post!!
Mas acho que nao vai ter muito jeito de poder fazer isso nao!!
Ja que eu mal registrei a licença. deveria ter tirado foto antes de fazer isso!! pelo menos com o EULA da licenca.