O ChromeOS é um sistema operacional totalmente integrado ao navegador Google Chrome, de forma que toda vez que o navegador atualiza, todo o sistema todo precisa ser atualizado. Sendo assim, existe um certo atraso nas atualizações justamente para o sistema oficial do Google.
Entretanto, isso pode estar para acabar. O jornalista Kevin C. Tofel, do portal About Chromebooks descobriu referências no código-fonte da próxima edição do sistema, ainda em beta, que indicam a possibilidade dele ficar mais próximo do funcionamento de outras distros Linux.
Já existe um projeto chamado LACROS (Linux And Chrome OS), onde o navegador e o sistema são separados e o usuário pode optar por utilizá-lo pelo endereço chrome://flags/
, até então, ao ativá-lo, o usuário ganha a possibilidade de utilizar o mesmo Google Chrome do Linux, somado ao oficial do sistema.
Contudo, há evidências de que o LACROS será o modo padrão do sistema a partir da versão 116, e utilizará somente o Google Chrome do Linux. Além disso, atualmente servidor gráfico do Chrome é uma solução interna, o Freon, mas há uma movimentação para o sistema mudar para o Wayland.
De toda forma, pelo menos por enquanto, a usabilidade do sistema apresentará pouca ou nenhuma mudança e os usuários poderão nem perceber que algo aconteceu.