Estava tendo stutter em jogos e venho compartilhar a solução

Olá, meus amigos!

Há quase um ano migrei para o Linux, e desde então um problema me acompanhava durante todo esse tempo: o stutter em jogos que no windows não acontecia. Do nada, aleatoriamente, enquanto eu jogava, isso acontecia em alguns jogos com mais frequência do que em outros.

Por exemplo, no Overwatch 2 acontecia quase o tempo todo, enquanto no Elden Ring Nightreing era apenas de vez em quando durante as partidas. O jogo rodava normalmente, com CPU e GPU em uso estável, mas no momento do stutter o uso da GPU caía para 5% do nada.

Eu nunca tinha conseguido descobrir o motivo. Já tinha tentado de tudo, drivers diferentes, ajustes de configuração, versões variadas do Proton, resfriamento da gpu e nada resolvia.

Mas recentemente, enquanto eu navegava pelo ProtonDB procurando informações sobre outro jogo, encontrei algumas variáveis de ambiente que finalmente resolveram o problema e também corrigiram um erro pequeno de áudio pipocando:

STAGING_SHARED_MEMORY=1
__GL_SHADER_DISK_CACHE=1
__GL_SHADER_DISK_CACHE_SKIP_CLEANUP=1
__GL_SHADER_DISK_CACHE_SIZE=100000000000
PULSE_LATENCY_MSEC=60
%command%

Essas variáveis eliminaram completamente os stutters aleatórios. Agora consigo jogar Elden Ring Nightreing e Overwatch 2 tranquilamente, sem quedas súbitas de desempenho.

Meu setup:

• 40 GB de RAM 3200 MHz HyperX (1 pente de 32 GB + 1 pente de 8 GB)

• Ryzen 5 5600G

• RTX 2060 Galax

• Manjaro

Um abraço da sua amiga Frieren a grande maga!

1 curtida

Olá!
Que bacana!
É bom d+ quando encontramos soluções né!?
Só fiquei um pouco sem entender porque o seu hardware é “bem parrudo” pra um Overwatch2 e ficar os stutter. rs vai entender…
Comigo aqui teve uns dias que não estava entendendo certo comportamentos estranho também via proton e cia. Daí ví que era policy do selinux, rs.

Caminhando e aprendendo!
#sucesso

2 curtidas

É bacana demais kkkk, fiquei tão feliz que criei conta aqui pra compartilhar. Agora sobre a questão do desempenho no meu caso talvez seja alguma coisa com o arch ou do wayland/x11, recentemente troquei pra hyperland e percebi um ganho de desempenho principalmente no elden ring nightreing que é o jogo que eu mais jogo atualmente.

2 curtidas