Olá, meus amigos!
Há quase um ano migrei para o Linux, e desde então um problema me acompanhava durante todo esse tempo: o stutter em jogos que no windows não acontecia. Do nada, aleatoriamente, enquanto eu jogava, isso acontecia em alguns jogos com mais frequência do que em outros.
Por exemplo, no Overwatch 2 acontecia quase o tempo todo, enquanto no Elden Ring Nightreing era apenas de vez em quando durante as partidas. O jogo rodava normalmente, com CPU e GPU em uso estável, mas no momento do stutter o uso da GPU caía para 5% do nada.
Eu nunca tinha conseguido descobrir o motivo. Já tinha tentado de tudo, drivers diferentes, ajustes de configuração, versões variadas do Proton, resfriamento da gpu e nada resolvia.
Mas recentemente, enquanto eu navegava pelo ProtonDB procurando informações sobre outro jogo, encontrei algumas variáveis de ambiente que finalmente resolveram o problema e também corrigiram um erro pequeno de áudio pipocando:
STAGING_SHARED_MEMORY=1
__GL_SHADER_DISK_CACHE=1
__GL_SHADER_DISK_CACHE_SKIP_CLEANUP=1
__GL_SHADER_DISK_CACHE_SIZE=100000000000
PULSE_LATENCY_MSEC=60
%command%
Essas variáveis eliminaram completamente os stutters aleatórios. Agora consigo jogar Elden Ring Nightreing e Overwatch 2 tranquilamente, sem quedas súbitas de desempenho.
Meu setup:
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40 GB de RAM 3200 MHz HyperX (1 pente de 32 GB + 1 pente de 8 GB)
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Ryzen 5 5600G
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RTX 2060 Galax
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Manjaro
Um abraço da sua amiga Frieren a grande maga!
