Essa prática de lavar placas com água mesmo não seria perigosa?

Sempre foi dito que álcool isopropílico/isopropanol, limpa-contato, desengripantes (em peças mecânicas não-sensíveis) e substâncias semelhantes eram os produtos adequados para higienização e manutenção de componentes eletrônicos. Todavia, de uns tempos para cá, vários “técnicos populares” tem tido a prática (mostrada em seus canais de YouTube) de lavar placas em água corrente, depois as deixam secarem ao sol por um tempo (24 horas por exemplo) e finalizam o trabalho com um secador de cabelo ou soprador térmico, dizendo que pela experiência, não dá problema. Lhes pergunto: mesmo secando intensamente, não teria problema de curto-circuíto e oxidação? Sempre aprendi que essa prática era danosa.

2 curtidas

Existem vários fatores que podem influenciar, inclusive o PH e quantidade de resíduos na água.
Penso que temos que separar essas práticas ótimas para dar “views” de técnicas comprovadamente eficientes e com menor margem de erro.

Esse tipo de prática não é algo que possa ser adotado em um ambiente profissional arriscando danificar seriamente componentes que pertencem a clientes. Eu pelo menos, jamais faria isso.

:vulcan_salute:

9 curtidas

eu não tenho experiencia fazendo isso, mas tem um canal gringo que faz muita maluquice com o pc e mesmo assim o pc continua funcionando. Se esse pc vai durar muitos anos ai é outra pergunta

1 curtida

Não sou expert em química ou eletrônica, mas, uma placa de vídeo tá cara… Se fosse água destilada, de boa, não tem ions, ou seja, não vai entrar em curto. Mas ouvir esses “técnicos” de nível Azarado, sei não

2 curtidas

Sou da mesma opinião.

@netartre13 Têm uns caras brasileiros mesmo no YouTube fazendo isso, faça uma busca para comprovar. Eu não postei aqui, para evitar intrigas no fórum. O objetivo aqui é levantar a discussão e fazer o alerta que me parece óbvio.

Pior que não é água destilada ou desmineralizada não, é água corrente de pia de lavatório.

1 curtida

“Tantos com tão pouco e tão poucos com tanto”. O que um “youtuber” não faz por view… Eu rezando aqui pra minha combatente / forno durar, e uns doentes proliferando o caos…

1 curtida

Curioso é que tem umas variações nessa prática, uns lavam só com água, outros com detergente neutro e outros com sabão neutro.

1 curtida

Eu trabalhei um tempo com manutenção de pc’s/notebooks. Jamais faria uma coisa dessas. E as pessoas que eu convivo e me ensinaram, também não recomendavam esse tipo de procedimento. Prefiro limpar com álcool isopropílico é bem mais simples e seguro. Evapora bem rápido e é mil vezes melhor de se trabalhar. Embora, já vi algumas pessoas reclamando que o isopropílico tem coisa que não limpa, na prática, nunca aconteceu comigo. Com paciência e tempo sempre se resolve.

Concordo com o @eddiecsilva, esse tipo de procedimento sempre tem um certo grau de risco. Convenhamos, embora quem faça isso achei o procedimento seguro etc. os vídeos são mais pelo click bait mesmo. O que eu sempre vejo a galera que recomendando, é fazer isso só em hardware morto, ou seja, como último recurso. Não acho que alguém em sã consciência teria vontade de fazer isso em um hardware funcionando perfeitamente.

1 curtida

Pior que tem, se você der uma olhada no YouTube está cheio de vídeos assim, tem uma dupla mesmo que só faz limpeza sim. Dá uma busca no YouTube com “lavar placa com água e sabão” ou “limpar placa com água e detergente”, tem até mesmo tutorial de canal grande.

Eu lembro de ter visto um vídeo do cara lavando placa na máquina de lavar louça. Porém o vídeo era específico para tentar o salvamento de placas onde houve vazamento de bateria. Como vcs sabem o líquido que sai da bateria é extremamente corrosivo e condutor de eletricidade, coisa que segundo o cara do vídeo alcool isopropílico não iria fazer uma boa limpeza. Mas também ele deixava claro que era pra considerar a placa “perdida” ao tentar isso.

Já a minha opinião é que muitos componentes aceitam tranquilamente a lavação com água, água água e sabão, óleo, wd40, gasolina etc… Só que tem aquele 1% que não aceita KKKK O maior problema de usar água é que, sendo ela destilada ou não, ela vai se acumular em alguns locais de difícil remoção/secagem. Esses mesmos lugares possuem sujeira. A sujeira não é limpa pelo pouco de água que entra e acaba diluindo os componentes ali presentes. Agora aquela sujeira que era seca se torna uma sopa corrosiva. Eu até lavaria algum componente, desde que desse um banho de alcool isopropílico depois. Mas no geral quando a sujeira está generalizada, é porque já está na hora da substituição do componente… ele já cumpriu com sua vida útil.

Já sobre os vídeos, é muito fácil fazer vídeos nesse estilo, uma vez que é só cortar na edição aqueles componentes que pararam de funcionar. Lembra aqueles videos do cara jogando a bola do predio e fazendo cesta “de primeira” kkk

3 curtidas

Não fazia ideia. Já te uns anos que não mexo mais com isso. Hoje só faço a manutenção dos meus pcs/notes ou da galera aqui de casa. Quando trabalhei com isso, já tinha ouvido falar nessa de lavar, mas, na época, não conhecia e, hoje em dia, também não conheço que faça. Não critico ou vou falar mal do “trampo” de quem faz isso. Como disse, tem um tempo que não trabalho mais na área. Eu ainda evitaria esse tipo de procedimento.

Pelos vídeos no youtube, parece que tem bastante gente falando disso. Se o cara dá garantia do serviço beleza. Eu ainda continuo com o pé atrás. Acho que vale só para casos extremos. Não faz sentido, para mim, lavar uma placa de vídeo ou placa mãe que está funcionando perfeitamente, ou é nova, assim. É só fazer manutenção periódica no gabinete ou no notebook que tá tudo certo.

Vou continuar procurando uns vídeos disso, pra ver se acho uma explicação mais detalhada ou os motivos/benefícios de se fazer isso. Se achar algum por ai, me manda por MP por favor, fiquei curioso :face_with_raised_eyebrow:

2 curtidas

Vamos lá, existe casos em que o reparador precisa fazer esse tipo de serviço, como por exemplo máquinas sujas por fezes e urina de rato, baratas etc( quem trabalha no ramo de automação comercial sabe o tipo de sujeira e cadáveres que encontramos no PCs de PDV). Neste caso, não tem jeito, removesse-se a bateria da placa e se lava com sabão neutro, afinal, vc não vai gastar litros de água destilada ou Isopropílico para limpar esse tipo de sujeira. Após essa lavagem, é que se parte para o uso de Isopropílico ou solução de limpeza( usada em cubas ultrasônicas) para expulsar toda a água que possa ter ficado na placa. Para finalizar, deixar secar em estufa a 80 graus por 4~8 horas, mas quem não possui estufa pode deixar ao sol, só que por mais tempo.

Lembrando que se a placa estiver suja apenas por poeira, vc evita usar água, para diminuir a possibilidade de corrosão pelos sais minerais.

3 curtidas

Esse procedimento não deveria ser realizado. Eu jamais faria. A água de torneira contém minerais e íons contaminantes e que conduzem eletricidade. Ao lavar um equipamento com ela, esses materiais se acumulam nos minúsculos espaços entre os componentes eletrônicos, inclusive muitas vezes penetrando no espaço entre o PCB e os pontos de solda. Se deixar secar bem - nunca ao Sol, mas em estufa com temperatura adequada e/ou aguardando um bom tempo -, a água irá evaporar, mas esses contaminantes ainda continuarão lá. Com o tempo, a própria umidade do ar pode acelerar a corrosão ou fechar um curto ao entrar em contato com isso…

Em ocasiões extremas, a lavagem pode ser executada, mas sempre com água pura, destilada (que, inclusive, não tem um custo tão elevado assim, é até muito acessível para limpeza considerando o valor dos componentes em processo de reparo).

3 curtidas