Escolhendo uma Distro

Olá, Estou atualmente tentando decidir uma distro linux, de preferência uma com interface Lite (XFCE, LXDE, LXQt; Desktops leves), que seja fácil para iniciantes (como sou um) e que tenha uma sessão de Live Boot antes de instalação.
Incluindo isso, estou tentando instalar em um disco rígido externo, então preferencialmente seja uma distro leve.

Olha, acho q ta bem fácil escolher seguindo seus pedidos.

Linux mint xfce
Lubuntu

E tem sempre o tigerOS pra testar, parece ser muito bom, e é uma distro Brasileira.

1 curtida

adicionando mais uma bem fácil para começar e leve

Zorin 17 Lite, ela é leve e muito amigável para quem vem de windows.

Dentre as distribuições que testei, a mais leve foi a Bodhi (base Ubuntu), mas algumas partes do sistema são um pouco chatos de configurar e a instalação de programas funciona melhor via terminal.

Como opções mais fáceis de usar, essas aqui são as que gostei mais:
Xubuntu
Ubuntu MATE
Lubuntu
Linux Mint XFCE ou MATE
Zorin OS Core (com efeitos da área de trabalho desativados)
Big Linux KDE (com efeitos da área de trabalho reduzidos)

Por sinal, eu uso atualmente o Big Linux KDE num notebook com um Core i3-2350m (2ª geração) e 4 GB de RAM, num SSD de 128GB. Roda tranquilamente.

2 curtidas

Se o computador em questão for bem fraquinho, recomendo o Loc-OS, que é pensado para ser bem leve e, ainda assim, de fácil uso e com todos os recursos para uma utilização básica.

No caso de máquina com processador Celeron recente e 4 Gb de RAM, ou melhor, e dado ser o sistema pensado para iniciantes, as opções podem ser: BigLinux; Mint Xfce (ou MATE); Linux Lite; Lubuntu; Xubuntu; SpiralLinux.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.